A Clínica Escola de Fisioterapia é um dos grandes diferenciais da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). A clínica atende alunos do 9º e 10º períodos que desenvolvem ali um estágio supervisionado por professores no período da manhã de segunda a sexta-feira. Diariamente, de 5 a 8 alunos atuam no local atendendo cerca de 60 pacientes por semana.
A Clínica Escola de Fisioterapia fica na rua Ciomara Amaral de Paula, nº 167, próximo à Unidade Central da Univás e possui instalações de primeiríssima linha, onde o paciente é favorecido com o conforto e um amplo espaço físico. O coordenador do curso de Fisioterapia, Ricardo Cunha Bernardes, conta que o atendimento foi ampliado com a inauguração do novo espaço em 2016 favorecendo tanto o ensino acadêmico quanto o tratamento dos pacientes do SUS. “Aqui os alunos assumem a responsabilidade parcial dos pacientes e o professores ficam a todo tempo supervisionando e dando suporte em sessões que duram cerca de 45 minutos para cada pessoa atendida”, esclarece Ricardo.
O estágio do curso contempla seis áreas de atuação: ortopédica, neurofuncional, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde coletiva e hospitalar. Os acadêmicos do curso de Fisioterapia da Univás ainda participam de estágios no ambulatório do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Casa São Rafael, Asilo Madriguel, Asilo Nossa Senhora Auxiliadora, Policlínica do bairro São Geraldo e Pronto Atendimento do São João. “É um diferencial enorme esse campo diversificado de estágios. Aqui, os alunos podem conhecer de verdade várias áreas pra decidir depois onde vão atuar profissionalmente. A fisioterapia tem 13 áreas de especialização e aqui na Univás eles tem uma experiência muito enriquecedora. Isso tudo faz muita diferença”, afirma a professora, Bruna Leonel Carlos, que atua na Clínica Escola de Fisioterapia.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.