O Colégio Anglo Pouso Alegre desenvolve o projeto Mind Makers, projeto busca desenvolver as habilidades de liderança, iniciativa, colaboração, empatia e, principalmente, a capacidade de resolver problemas. O Mind Makers é parceiro do grupo Somos, que é administrador do sistema Anglo. Para aplicação, foi adaptado um laboratório de informática com novos computadores e com os materiais para o desenvolvimento do projeto, com tapetes específicos, componentes eletrônicos, robôs e materiais didáticos. “Nesse momento em que a área de tecnologia e das ciências da computação vem tomando conta do nosso dia a dia percebemos a necessidade de já ir desenvolvendo nas crianças o entendimento desses conteúdos”, conta a mentora do projeto e diretora do Colégio Anglo, Denise Morais.
O professor das disciplinas de Desenho Geométrico, Xadrez e Pensamento Computacional (Mind Makers), Adriano Alves Pereira, explica que o projeto além de aplicar conhecimentos tecnológicos para resolver questões úteis de seu dia a dia, por meio de atividades CODE (programação) e MAKER (construção de inventos eletrônicos e prática de robótica), com o desenvolvimento de valores essenciais, como colaboração e compartilhamento de ideias, criando projetos e trabalhando em equipe. “Nas aulas, os alunos conhecem e aprendem na prática desde a geração da energia e o funcionamento dos aparelhos eletrônicos mais simples como lâmpadas, até a programação de computadores e robôs. O projeto é desenvolvido primeiramente no Ensino Fundamental I (do primeiro ao quinto ano) mas a Colégio Anglo Pouso Alegre tem o interesse de estender também para as demais turmas”, afirma Adriano.
Segundo o professor Adelino da Silva Pereira, que é o responsável pelos laboratórios de Informática da Unidade Fátima, o laboratório III onde o projeto é desenvolvido foi totalmente reestruturado e se transformou em um ambiente extremamente agradável e moderno, contando ainda com notebooks e equipamentos de última geração. “O “Mind Makers” propõe desafios que simulam problemas reais, por meio de técnicas de PBL – Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos), problemas-simulados, em várias áreas do conhecimento humano, exigindo múltiplas habilidades e trabalho em equipe, para serem solucionados, além de práticas desafiadoras de complexidade progressiva, que exigem raciocínio e habilidades do pensamento computacional em toda a sua amplitude”, explica Adelino.
Durante as atividades, os alunos do Anglo Pouso Alegre não apenas programam computadores, como também usam programas em dispositivos eletrônicos de robótica e em tecnologias digitais para a internet, além de linguagem de programação.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.