Alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio João Paulo II e acadêmicos do curso de Enfermagem da Univás participam de atividades na Praça Senador José Bento, em comemoração ao Outubro Rosa (mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama). A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está sendo realizada com sucesso na manhã desta terça-feira, dia 18 de outubro. “A participação nesse tipo de evento ajuda demais no aprendizado para nós alunos de Enfermagem. Aqui, por meio de orientações, de aferição de pressão e testes de glicemia, podemos ajudar a população a cuidar melhor da saúde”, afirma a acadêmica do curso de Enfermagem, Ana Laura Carneiro.
O diretor do Colégio João Paulo II, Miguel Simião Jr, coordenou as atividades juntamente com a professora Gabriela de Souza Angélica. Ela conta que as atividades dos alunos do Colégio João Paulo II estão voltadas para a conscientização das mulheres acima dos 50 anos para a necessidade de se fazer o exame de mamografia. “A Secretaria de Saúde disponibilizou cerca de 50 vagas e estamos fazendo o agendamento do exame de mamografia agora durante o evento. Além disso, estamos apresentando e ensinando como usar um aplicativo (feito em parceria com o Hospital das Clínicas Samuel Libânio e Unidades Básicas de Saúde) onde o paciente recebe atualizações sobre saúde e tem acesso dos resultados dos exames feitos pelos alunos. O paciente tem que baixar esse aplicativo e por meio dele responde um questionário para marcação da mamografia”, conta Gabriela, explicando que os estudantes fizeram um treinamento junto à Secretaria de Saúde para ensinar o uso do aplicativo.
A ação conta com agendamento de mamografia e citopatológico de colo de útero – também conhecido como papanicolaou ou preventivo, aferição de pressão e glicemia, atividades físicas, orientações sobre saúde da mulher e muita música. “Esse contato dos alunos com a população é fundamental pois eles serão educadores em saúde.
Aqui, eles aprendem a abordar, conscientizar, orientar e tirar dúvidas dos pacientes”, ressalta a professora Gabriela.
Para o agendamento dos exames, as mulheres e homens devem apresentar documentos pessoais com foto e o Cartão do SUS. “Esse é um mês muito importante para todos nós. Além da importante data de aniversário da cidade, temos o mês alusivo a uma campanha fundamental que nos ajuda a reforçar essa busca por conscientização das mulheres sobre a necessidade de realizar o exame precoce e combater esta doença”, pontua a Secretária de Saúde, Sílvia Regina.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.