A arte do grafite é uma manifestação artística que acontece em espaços públicos. A produção é materializada em muros e paredes que compõem o ambiente urbano. Em Pouso Alegre, a arte ganhou um sentido diferente depois de uma proposta aprovada na Câmara. Um ponto escolhido no centro da cidade, agora chama atenção pelo cenário conquistado. Trata-se do “Beco do Fhran”.
O motociclista e artista Francisnei Santos de Oliveira, mais conhecido como Fhran, faleceu em decorrência de um acidente de moto no final do ano passado na rua Bom Jesus e, por meio de uma proposta do vereador Igor Tavares (PSDB), aprovada pelos demais vereadores, o artista teve seu nome eternizado em uma travessa próximo ao local do acidente.
A travessa que homenageia o artista é inspirada no famoso Beco do Batman da capital paulista. Ela fica entre a Rua Bom Jesus e a Rua Cel. Ribeiro de Abreu. A partir de agora, o espaço deixa de ser uma simples passagem de pedestres e conta com uma exposição permanente de grafite.
Nos dias 2 e 3 de julho, um evento cultural foi promovido na travessa e contou com a presença dos precursores do Street art, além de apresentações de DJs e a realização de artes em grafite, mobilização realizada pelo Coletivo Area 35 Crew, do qual Fhran fazia parte. Familiares e amigos também estiveram presentes. Os vereadores Dr. Edson (Cidadania), Bruno Dias (União Brasil) e Leandro Morais (PSDB), também estiveram no local.
”O Fhran adorava o grafite, e não tem nada mais justo do que homenagear o nosso amigo dando vida a esse beco com pinturas bem legais e eternizando o nome dele para sempre na história de Pouso Alegre”, diz o artista Jefferson Vilela, Tadeo.
“Com a contribuição de todos os seus amigos escritores de grafite, a travessa até então vazia se tornar uma referência histórica, artística e cultural do município, ao eternizar a memória do pai de família, marido, filho querido, trabalhador e talentoso artista Francisnei Oliveira, numa parte do coração da cidade que será reconhecida por todos nós pouso-alegrenses como o BECO DO FHRAN.”, aponta o vereador Igor Tavares.
Ascom/CMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.