A couve pode gerar muitos benefícios para a saúde, benefícios esses que atuam em praticamente todas as áreas do corpo, inclusive no cérebro. De acordo com a nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar, as verduras verdes possuem vitamina E, antioxidante e neutralizador dos radicais livres, propriedade importantíssima para a saúde do cérebro, uma vez que previne de doenças e envelhecimento precoce.
Benefícios da couve
Saúde cerebral
Um estudo realizado na Universidade Rush, nos Estados Unidos, vai de encontro com a constatação da médica ao concluir que uma única porção de folhas verdes escuras por dia pode rejuvenescer o cérebro. Os testes realizados como metodologia para o estudo demonstraram que, em média, os participantes que comeram com frequência os vegetais verdes escuros folhosos tiveram declínio mental 11 anos mais tarde que quem dispensava esses alimentos.
Ajuda a emagrecer
Para além da saúde cerebral, a couve também possui outras propriedades que angariam benefícios para o corpo. O alimento está no ranking dos que mais ajudam a emagrecer, não é pra menos que é indispensável nos sucos verde. Ter fibras, antioxidantes e baixo teor calórico são as qualidades que fazem da couve uma ótima opção para a dieta. Ela promove saciedade, ajuda o intestino a funcionar bem e promove uma limpeza detox no corpo para ajudar na eliminação e evitar o acúmulo de gordura.
Combate doenças
As vitaminas E, K e C e os minerais cálcio, magnésio, fósforo, selênio e ferro, presentes na couve-manteiga, fazem com que esse vegetal se torne uma importante arma para auxiliar na prevenção de doenças como o câncer, crônico-degenerativas, auxiliar no trânsito intestinal e no combate a úlceras gástricas e anemia.
Atenção
Riscos de comer couve demais
A couve possui diferentes tipos e todas são ricas em fibras e nutrientes que fazem muito bem para a saúde. Contudo, o jeito errado de comer as variações desse vegetal pode acabar causando efeitos nada agradáveis no seu corpo. Não respeitar os limites de consumo pode provocar hipotireoidismo, além de prejudicar sua digestão. Ainda há a indícios de que o excesso de couve cause intoxicação alimentar.
Todas as variedades de couve são riquíssimas em fibras, o que faz com que este alimento fique bastante tempo no seu sistema digestivo e te dê saciedade. Outro benefício da grande quantidade do componente é a diminuição da absorção de açúcar e até um pouco de gordura. Por outro lado, consumir muita fibra sem tomar boas quantidades de água pode causar prisão de ventre. Isso porque a ausência do líquido dificulta o deslizamento das fezes pelo trato digestivo.
Intoxicação
Ao acompanhar exames de urina de uma de suas pacientes, o biólogo molecular Ernie Hubbard encontrou quantidades muito grandes de tálio, um mineral tóxico que pode causar fadiga e falta de concentração e até desanimo para as tarefas do dia a dia. Depois de eliminar outras possíveis causas, ele chegou à conclusão de que era a couve que estava causando o problema.
De acordo com os seus achados, o vegetal seria capaz de armazenar grandes quantidades desse mineral, que normalmente fica no solo. A história ganhou grande repercussão na mídia, mas a ciência ainda não comprovou essa relação entre couve e intoxicação pelo tálio. A recomendação dele é comer até 5 folhas por dia, medida totalmente segura.
Já no caso da digestão, a recomendação é ingerir 25 gramas de fibra por dia. Mas, para garantir que esse nutriente flua bem pelo seu organismo, o indicado é beber aproximadamente 2 litros de água por dia – variando de acordo com o peso corporal, a prática de atividades físicas e outros fatores.
Para quem faz dieta o cuidado é ainda maior. “Quando se faz uma dieta, a tendência é que a quantidade de alimentos diminua, porque a pessoa que consome couve, fica saciada e não tem fome. Sem consumir a mesma quantidade de água proveniente dos alimentos, é fundamental que se beba mais água”, explica Cairo.
Comer couve todo dia faz mal?
Caso você coma quantidades moderadas de couve, provavelmente não terá problemas. No entanto, o nutricionista explica que você estará comendo todos os dias os mesmos nutrientes. “O ideal é intercalar o consumo da couve com repolho, alface, chicória, rúcula, catalônia e outros vegetais folhosos”, explica. Dessa maneira, você consumirá uma maior variedade de nutrientes.
Couve crua pode?
A couve crua mantém ativas as substâncias que agem sobre a tireoide e, por isso, é preciso mais cuidado para não exagerar no consumo. O suco verde, que leva couve, merece ainda mais atenção. Isso porque na bebida você consome mais quantidades da folha e, portanto, mais pró-goitrina e tiocianato. Tiocianato é uma substância que compete com o iodo no corpo e diminui a absorção do mineral, importante para a saúde da glândula mas se consumido com moderação. (vale lembrar que o cozimento da couve parece ser capaz de diminuir a ação das substâncias que agem sobre a tireoide e esse pode ser o motivo pelo qual não foram encontradas alterações).
Fonte: Viver Bem / AN
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.