Nesta terça-feira, 6 de junho a Santa Casa de Rio Claro/SP informou que uma criança de 3 anos que morava com o pai vai sobreviver. Ela deixou de se alimentar por ele por 40 dias. Ele deixou de alimentar a filha propositalmente, e a menina foi salva após denúncia de maus-tratos ao Conselho Tutelar.
A criança de 3 anos foi resgatada após ter ficado 40 dias sem comer, o Hospital em que ela esta internada também informou que a menina está com sequelas para falar, sentar e andar, segundo boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira, 6 de junho.
O homem foi preso na última sexta-feira, 2 de junho, quando a criança foi resgatada e internada, mas acabou solto após audiência no sábado 3. O MPSP (Ministério Público de São Paulo) recorreu da decisão e solicitou a prisão preventiva do pai de 36 anos.
A criança foi diagnosticada com desnutrição marasmática aguda, que acontece quando a falta de nutrientes impacta as atividades fisiológicas do paciente.
As médicas Flávia Meneghetti e Samila Batelochi Gallo, responsáveis pela recuperação da criança, afirmam que o processo de realimentação é lento, “com dieta a princípio pastosa, com aumento gradual de proteínas e calorias e com suplementação de vitaminas e minerais adequados para a situação atual dela”. A menina continua internada na Santa Casa, em um leito de enfermaria, sem previsão de alta.
Reação do Pai
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), a mãe da menina morreu logo após o parto. O pai, que ficou responsável por ela, disse que tanto ele quanto a filha estavam sem comer há 40 dias.
De acordo com o MPSP, ele afirmou aos guardas-civis que sua intenção era fazer com que ele e a própria filha morressem de fome juntos. O promotor Cássio Sartori entende que o caso se trata de uma tentativa de homicídio, pois o homem tinha o dever de alimentar a filha e evitar sua morte.
No recurso, Sartori afirma que o pai impedia aproximações entre a menina e a sua avó, que o procurava com frequência para ajudar financeiramente e com alimentos. Oficiais de Justiça já haviam tentado entrar no apartamento anteriormente, mas foram impedidos pelo homem.
O promotor também informou, no recurso, que o inventário de bens deixados pela mãe do acusado mostra que ele tinha bens e recursos financeiros para alimentar ele e a filha.
Outras informações
A Guarda Civil Municipal de Rio Claro foi quem resgatou, a criança de três anos em estado de desnutrição e com os ossos já a mostra. O resgate aconteceu com apoio do Conselho Tutelar e oficiais de Justiça, que cumpriram um mandado contra o pai da criança.
A criança, é uma menina de três anos, ela foi encontrada em um apartamento no jardim Portugal junto com o pai. Ela estava deitada em uma cama, apenas de fralda, e não conseguia falar. Segundo o boletim de ocorrência, no local não havia nenhum tipo de alimento, e o pai afirmou que eles já estavam há 40 dias sem comer. Ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência, o pai disse que eles ficariam ali até morrerem. Foi informado no registro policial, também, que o pai não procurou nenhum tipo de ajuda, o que configurou crime de maus-tratos, e, por isso, ele foi preso em flagrante
De acordo com as informações oficiais, um dia antes, o homem teria impedido a entrada de um oficial de Justiça.
A criança foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Cervezão, onde permanece internada na UTI. Há ainda a informação de que a mãe da criança teria morrido de fato, no parto, e a avó materna tentava, por ações judiciais, conseguir a guarda da menina, que lhe foi negada pelo pai da criança, agora preso a disposição da justiça.
Direto da Redação com informações da PMSP/R7/JC – Foto Reprodução Redes Sociais
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.