Resolver problemas sob pressão em menor tempo. É este um dos objetivos da Maratona de Programação FAI, que também incentiva o trabalho em equipe e instiga a criatividade. Destinada aos alunos de Sistemas de Informação, a competição, que este ano celebrou a 15ª edição, contou com a participação de vinte times com criativos nomes. Munidos de computadores, livros e manuais, os(as) maratonistas participaram da prova com duração de quatro horas no mês de dezembro no campus da FAI.
A profa. Eunice Gomes de Siqueira, coordenadora do curso de Sistemas de Informação, detalha a atividade: “O modelo da maratona é semelhante ao utilizado nas competições regionais e nacionais organizadas pela Sociedade Brasileira de Computação e o ambiente para submissão e correção dos problemas também é o mesmo”. De acordo com ela, o(a) maratonista pode praticar a programação nas diversas linguagens estudadas na FAI, como C, C++ e Java.
Na ocasião, a profa. Eunice fez uma homenagem aos alunos Marcos Antônio de Sousa (4º período), Jônatan Arriel Rezeck Neves (3º ano) e Marcelo Augusto de Almeida (4º ano) e ao coach prof. Roberto Porto pela participação do time na Maratona Regional da SBC, realizada na Unifei, em Itajubá.
Os quinze anos de competição da Maratona, que é realizada desde 2003, foram comemorados com o já tradicional almoço e um bolo especial. Também teve seu lado social com arrecadação de material de higiene que será destinado a uma entidade filantrópica.
Além da profa. Eunice, a comissão organizadora foi composta também pelo professor Roberto de Souza Porto, responsável pela montagem dos cadernos de provas e presidente do júri. Participaram como juízes os professores Wellington Openheimer, Silvana Lima e Fábio Gavião e na administração do sistema de correção automática, os profissionais Mateus Popolizio e César Lopes. A atividade contou com o apoio logístico dos profissionais Rita Melo, Andréa Ribeiro, Regiane Souza e demais funcionários da Faculdade.
OS VENCEDORES DA XV MARATONA DE PROGRAMAÇÃO
O primeiro lugar ficou com o time “Kenobi”, cujos integrantes são os alunos do 4º ano Diego Dulval de Freitas, Marcos Antônio dos Santos e Roberto de Souza Porto Júnior. “A inspiração do nome veio de um personagem da saga Star Wars, cujo nome é Obi Wan Kenobi, um mestre Jedai”, contam os alunos.
A equipe participa da Maratona desde o primeiro ano do curso e para eles, encerrar a graduação com esta premiação é motivo de alegria e orgulho. Relatam: “É uma competição muito importante para o crescimento técnico dos alunos, que propicia um ambiente competitivo e ao mesmo tempo amigável. A Maratona possibilita conhecer alunos de outros anos e sentir uma pequena dose de como é trabalhar sob pressão. Além disso, os problemas resolvidos durante a competição são problemas do mundo real e que podem surgir durante a nossa carreira profissional”.
A dupla de alunos do 2º período, João Vitor Teixeira e Mateus José Barbosa, “Os Programadores de Beverly Hills”, obteve o segundo lugar na competição. Eles contam que escolheram o nome inspirado no filme “As Patricinhas de Beverly Hills”.
Sobre a Maratona, dizem: “Treinamos bastante. Desde o início do 2° período, estávamos ansiosos com a Maratona. Sendo assim, nos empenhamos e chegamos no dia bem familiarizados com o clima de maratona. Conquistar o segundo lugar foi sensacional, não esperávamos receber esse prêmio, deixando ainda mais incrível a competição. Que continuemos assim nos próximos anos”.
Coube o 3º lugar à equipe “Os Desapontados” do 4º ano, composta pelos alunos Ana Júlia Barbosa Fagundes, Tamires Pereira Lemes e Lyan Masterson Pereira Miguel.
O porquê do nome da equipe? “Escolhemos este nome, pois como todo jovem, não estamos satisfeitos com qualquer coisa. Queremos ser mais, melhores e gostaríamos de uma sociedade mais íntegra e mais evoluída, onde possamos aplicar nossa verdadeira essência”, filosofam.
Quanto à Maratona, dizem, empolgados: “Maravilhosa! Acreditamos que é o melhor momento do ano, onde podemos realmente mostrar se somos ou não somos bons”. A equipe já participou das maratonas de 2015 e 2016.
Fonte: Ascom FAI
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.