O delegado de Polícia Civil de Minas Gerais, de Pouso Alegre Dr. José Walter da Mota Matos, 53, que esteve também a frente da FUVS – Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, como um dos mais atuantes presidentes desta Instituição, se afasta, temporariamente do serviço público, (Ciretran) em razão de licença eleitoral pelo prazo de seis meses, onde tem pretensões de disputar uma cadeira no Legislativo de Pouso Alegre.
Dr. José Walter atualmente estava a frente do Ciretran (Detran) como Delegado Civil prestando relevantes serviços ligados ao trânsito de Pouso Alegre. Atuou como Presidente da Fundação Universidade Vale do Sapucaí; Mestre em Direito – Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas de Pouso Alegre/MG; Pós-Graduado em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/Minas; Pós Graduado em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Processo Civil e Metodologia de Pesquisa Científica pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) de Pouso Alegre/MG; Graduado em Direito pela FDSM, Pouso Alegre; Exerceu o magistério nas disciplinas de Direito Penal, Processo Penal e Medicina Legal nas Faculdades de Direito da FEPI – Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá/MG da UNISEP – União das Unidades de Ensino e Pesquisa, São Lourenço/MG; da FEVALE/UEMG – Fundação Vale do Jequitinhonha/Universidade Estadual de Minas Gerais em Diamantina/MG; da FUMESC – Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação de Machado/MG e da FDSM – Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre/MG Professor Substituto; Professor convidado da Fundação Guimarães Rosa de Belo Horizonte/MG para lecionar Criminalística no Curso de Formação de Guardas Municipais de Santa Rita do Sapucaí; Professor convidado do 20º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais de Pouso Alegre/MG para lecionar Medicina Legal no Curso de Formação de Soldados; Professor de Direito Administrativo do Curso Preparatório para Concursos Públicos de ingresso em carreiras jurídicas “On Line” em Pouso Alegre/MG; exerceu os cargos de Delegado Regional de Polícia Civil em Diamantina (2008), São Lourenço (2010) e Itajubá/MG (2011) e Chefe de Departamento da Polícia Civil em Ipatinga MG (2012) e em Juiz de Fora em (2014), Delegado titular da Ceflan – Central de Flagrantes da Delegacia Regional de Pouso Alegre (2018); Secretário Geral do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais (SINDEPOMINAS, 2009/2012); membro associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processo Penal e Segurança Pública. Autor da obra A Construção do conceito de Segurança Pública na Jurisprudência do STF no Século XXI , Ed. Lumem Júris.
Sua experiência como presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), ao lado de dois grandes mestres da gestão pública e amigos de verdade, o prefeito Rafael Simões e o deputado estadual Dr Paulo Valdir, muito contribuíram sobre saúde pública, fazendo do Dr. José Walter em pouco tempo um dos nomes mais populares na cidade e região, tamanha foi sua dedicação ao Hospital Samuel Libânio, com infinitas campanhas para sua manutenção. José Walter viveu de perto o dia a dia da saúde, através do seu trabalho também incansável ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio, onde durante um ano de gestão investiu muito na ampliação e compra de equipamentos o modernizando e dando sequência sem interrupção nas obras realizadas por Rafael Simões. Dr. José Walter confessa que “foram momentos especiais e saudosos vividos nesta instituição que mora em seu coração.
Diante da crise que abate o planeta com o Covid 19 Dr. José Walter se coloca, desde já a disposição, para ajudar no que for possível e estiver ao seu alcance, particularmente neste momento, onde o espírito público e a solidariedade humana devem prevalecer ante quaisquer dificuldades.
“Hoje, em meio a pandemia do COVID-19, peço a Deus muita proteção aos nossos profissionais da saúde e as nossas lideranças políticas, que muito tem trabalhado para evitar a disseminação do novo Coronavírus. Eu também estou fazendo minha parte. Peço a vocês, fiquem em suas casas.” enfatiza Dr.José Walter.
“Vivemos um momento de pandemia do novo Coronavírus. Nossas famílias vivem o isolamento social, única fonte de prevenção da doença. É preciso ter sabedoria para enfrentar os desafios que a vida nos promove. Somos guerreiros, lutamos com foco e determinação. Com fé, vamos superar essa crise do medo. Contem comigo!” Reafirma José Walter enviando a todos um cordial abraço
Na segunda-feira 06 de Abril Dr. José Walter da Mota Matos enviou uma mensagem aos seus colegas de profissão e amigos, agradecendo aos que com ele compartilharam a nobre tarefa da árdua missão de atender ao público na importante e necessária atividade prestada ao Trânsito de nossa cidade onde atuava como Delegado Civil.
Veja a mensagem em sua integra:
“Ao me afastar do serviço público, em razão de licença eleitoral pelo prazo de 06 (seis meses), gostaria de agradecer a cada um dos servidores (policiais civis, chefias imediatas , delegado regional, chefe de departamento, Inspetor, investigadores, escrivães e peritos criminais da Polícia Civil , funcionários públicos municipais, servidores administrativos, estagiários, pessoal da limpeza, vistoriadores, a todos os colegas da lida diária dos setores de habilitação e trânsito, centros de formação de condutores, clínicas de exame psicológicos, despachantes e publico em geral, pessoal das estampadoras, dos patios credenciados , aos colegas policiais militares, rodoviarios estaduais , Agentes e Secretário de Trânsito Municipais, policiais civis dos municípios da área da DRPC de Pouso Alegre, enfim a todos da lida diária na nossa delegacia de trânsito pela conivência, Amiga, Respeitosa e Fraterna, durante todo o tempo em que aqui trabalhei, pedindo desde já sinceras desculpas por alguma situação em que não tenhamos atendido a contento, mais ressaltando que buscamos dar o nosso melhor na difícil e árdua missão de atender ao público na importante e necessária atividade de Trânsito”.
Abraços Fraternos
José Walter da Mota Matos
NR: Ao Delegado de Polícia Civil de Minas Gerais, nosso amigo que sempre lutou pela pacificação de Pouso Alegre, seja como delegado, professor, mestre em direito, que já foi candidato a vice-prefeito em 2016, o nosso reconhecimento, nesta hora que mais uma vez, volta a colocar o respeitado nome, em prol de nossa cidade, como futuro pré-candidato a vereador diante de uma carreira tão atrativa e promissora, fica nos a certeza, que somente a vontade de servir nossa gente e nosso município, valeu a pena, registrar nesta matéria o seu amor e dedicação por nossa tão amada Pouso Alegre. Que seu gesto de servir, entre tantos outros, que surgirão no pleito deste ano, sejam apreciados pelos eleitores, na certeza de que, possam de fato contribuir com o sucesso deste município cujo progresso tem sido uma constante e que apesar da crise que estamos vivendo com a ameaça do coronavírus, ainda dá muito gosto em se viver. Parabéns Dr. José Walter conte com nosso apreço e admiração!
Direto da Redação por Neilo Machado
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.