O adeus ao Rei do Futebol, personagem que destacou o Brasil para o mundo, ficou relegado a um segundo plano e necessitou paciência para ser velado, já que a prioridade era a posse do presidente Lula.
Quatro filas em zig-zag em uma das laterais do estádio da Vila Belmiro, em Santos/SP, marcaram o início do velório de Pelé, às 10:00hs desta segunda-feira, 2 de janeiro de 2023. Amigos e parentes foram os primeiros a entrar.
O corpo do ex-jogador, morto na última quinta-feira, 29 de Dezembro, chegou ao estádio que o projetou ao futebol as 4h54, após duas horas de cortejo desde o Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo onde ficou esperando.
Integrantes de uma torcida organizada soltaram fogos na chegada do corpo em carro funerário escoltado por batedores e carros da polícia. Ao redor do estádio há várias faixas em comércios e casas em homenagem a Pelé.
Desde então, a fila foi crescendo lentamente até torcedores e fãs chegarem em peso, a partir das 8h30. Há cerca de mil jornalistas credenciados entre brasileiros e estrangeiros, como ingleses, italianos, mexicanos e de países sul-americanos.
Pouco antes, o sistema de som da Vila tocou o hino do Santos e uma música cantada pelo Rei, em que ele dizia que era o Pelé e que havia vindo de Três Corações (MG).
O gari Saulo Duarte Soares, 36, de Juquiá (SP), chegou a Santos na sexta-feira (30) exclusivamente para participar do funeral.
Antes de entrar na fila, viu a homenagem com drones ao Rei na virada do ano, na Praia do Gonzaga. Nesta terça iria ver Pelé pela segunda vez. A primeira foi quando era ainda adolescente, na inauguração de um ginásio em sua cidade.
O Cerimonial
O caixão foi colocado em uma tenda no meio do gramado por volta das 9h30. O ex-atacante Pepe, parceiro histórico de Pelé com a camisa do Santos, foi um dos primeiros a se aproximar.
“Vou entrar na fila quantas vezes conseguir até amanhã [terça]”, afirmou o gari, que disse contar com a colaboração de vizinhos da Vila para ir ao banheiro, comer e tomar banho.
O velório vai sem interrupção, até as 10h desta quarta (3), quando sairá o cortejo pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde mora dona Celeste, mãe de Pelé.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, foi a primeira autoridade a chegar nesta segunda.
Pouco depois, chegou ao local o presidente da Fifa, Gianni Infantino. Também estão confirmadas as presenças do chefe da CBF, Ednaldo Rodrigues, do governador Tarcísio de Freitas (Podemos) e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), além de ex-jogadores do Santos, que têm uma entrada exclusiva no estádio.
Na fila para entrarem na Vila Belmiro, diversos torcedores já se emocionam antes do velório de Pelé, na despedida do Rei.
O Velório depois da posse
O velório de Pelé, morto na última quinta aos 82 anos de idade, começou somente nesta segunda, às 10h, na Vila Belmiro. O funeral terá 24 horas de duração, e o sepultamento do Rei do Futebol está previsto para acontecer na terça-feira, também em Santos (SP).
Pelé morreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), e teve seu corpo transportado na madrugada desta segunda, 02/01. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar fizeram a escolta até o estádio do Peixe, onde o caixão foi colocado no centro do gramado.
O velório foi finalmente aberto ao público, e a expectativa é de um grande fluxo de pessoas na Vila, por isso as ruas no entorno do estádio estarão fechadas para carros. O Santos já definiu os acessos e saídas para quem for ao local prestar uma última homenagem ao Atleta do Século:
- Portão 1 – Entrada floriculturas
- Portões 2 e 3 – Entrada público geral
- Portões 7 e 8 – Saída público geral
- Portão 10 – Autoridades (acesso ao Salão de Mármore)
- Portão 20 – Imprensa
O velório vai ocorrer inclusive durante a madrugada, até as 10:00hs de terça, quando está previsto o início do cortejo com o corpo de Pelé pelas ruas de Santos.
Pedido da Família
A Vila Belmiro está localizada no canal 2 na cidade do litoral paulista, e o enterro será na Memorial Necrópole Ecumênica, que fica a menos de 1km do estádio, próximo ao canal 1. O traslado, porém, vai ser maior e inclui passagem até pelo canal 6, onde vive dona Celeste, mãe de Pelé, que tem 100 anos de idade.
O sepultamento será exclusivo para familiares e acontecerá no cemitério vertical em que Pelé adquiriu um lóculo, nome dado ao jazigo elevado, em 2003. O local tem vista para a Vila Belmiro. A família foi quem decidiu pelo início do velório apenas na segunda, pois queria que as homenagens tivessem início após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pedido que foi respeitado.
Há a expectativa pela presença de muitas autoridades e personalidades no velório. Por conta disso, a Polícia Militar vai aumentar a fiscalização e o contingente no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), e nos locais em que o cortejo passar nas ruas de Santos.
A nós que ainda ficamos, só nos resta dizer Adeus ao Rei Pelé e agradecer por ter sido no futebol o melhor de todos os tempos, o único rei, reconhecido em todo planeta Terra.
Direto da Redação com informações e fotos da ABN/EM/JC
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.