Pouso Alegre está em festa, desde sábado peregrinos de toda parte tem visitado o município onde se encontra o maior santuário do Brasil dedicado à Santa Sara, as comemorações com uma programação festiva tem seu ponto máxima hoje 24 de maio onde vasta programação a visitação esta ocorrendo desde às 9:00hs e ira se estender até às 18:00hs, com presença de visitantes de Pouso Alegre e região que chegam em caravanas de vários estados do país.
Devotos em todo o mundo comemoram nesta data, 24 de maio, o Dia de Santa Sara Kali, reverenciada como guia espiritual do povo cigano e protetora da fertilidade. A Santa foi canonizada pela Igreja Católica em 1712.
O santuário de Santa Sara Kali fica entre as montanhas no Bairro dos Ferreiras, a cerca de vinte quilômetros do centro de Pouso Alegre. A estrada é quase toda asfaltada, restando apenas cerca de 900 metros em terra até chegar à instituição.
Foi construído e mantido pelo Instituto Colônia Esperança (ICE), anexo ao Templo Espiritual Maria Santíssima, igualmente administrado pela Instituição Espiritualista. Considerado o maior Santuário dedicado a essa divindade no Brasil, o local necessita de mais divulgação uma vez que ainda é desconhecido por grande parte dos pouso-alegrenses e outras da região.
O ICE foi fundado em 2010, no Bairro Rural dos Ferreiras, numa área de terras doada pelo produtor rural Luiz Resende Costa, segundo consta, sensibilizado com a missão dada por um cigano espiritual, Don Carlos Ramirez. Com a instalação dos primeiros colonos e a construção de uma gruta em homenagem à santa, em 2013, deu-se sequência à edificação do mirante com a estátua de Santa Sara Kali.
A imagem dourada de sete metros de altura sobre a colina, contrastando com o céu numa plataforma de mais de 6 metros, totalizando 13 metros, chama a atenção dos visitantes por suas dimensões. Em seu entorno uma escadaria em formato de cálice para que as pessoas possam se aproximar da santa. O formato faz referência a um símbolo cigano de renascimento e imortalidade. Há também ao pé da plataforma uma pedra grande, de quartzo rosa doada por uma voluntária.
O acesso ao local é feito pela Rodovia Fernão Dias – Br 381 (Km 865) no sentido São Paulo. Consta que ainda criança Sara Kali ouvia de João Batista os ensinamentos de Jesus. Ao lado de Maria de Nazaré, ela teria acompanhado o martírio e crucificação do Filho de Deus. Mais tarde juntou-se aos discípulos para pregar o Evangelho.
Seu grupo foi perseguido e lançado ao mar num barco à deriva, para que todos morressem de fome e sede. Sara orou e todos chegaram sãos e salvos em terra firme, no norte da França. Lá, ela e três outras Marias, implantaram a Igreja de Saint Michel.
Santuário Santa Sara Kali
O Complexo do Santuário de Sara Kali é constituído de uma Gruta e um Mirante onde os devotos da Padroeira dos ciganos podem harmonizar seus corações e expandir a fraternidade, expressar sua fé e fazer seus pedidos e agradecimentos.
O Mirante foi concretizado no ponto mais alto do Instituto Colônia Esperança, com uma vista maravilhosa da região. É preciso percorrer 269 degraus para se chegar até o topo da colina onde foi instalada a estátua de 7 metros de Sara Kali.
O local possui infraestrutura para visitantes e oferece refeições com produtos de sua própria agricultura biodinâmica. Também possui uma gruta de Santa Sara Kali com fonte natural, onde pode-se recarregar as energias. A Colônia realiza o evento Slava a Santa Sara de Kali, festa religiosa em homenagem a Santa Sara com apresentações como, leituras de cartas, comidas típicas, bailado cigano, fogueira e muito mais.
Também realiza-se um Cerimonial Egípcio que estimula a reconstrução de si próprio, permitindo ao homem descobrir a presença transformadora de Deus. Também existe o espaço Guaraci, onde recebe os devotos de todos os credos e religiões, para meditar, orar, pedir e agradecer. O passeio oferece uma comunhão com a natureza. Desde a criação do Instituto Colônia Esperança, em 2010, acontecem atendimentos com os Irmãos Espirituais para as pessoas da região e visitantes. Durante 10 anos, a semente vibracional vem sendo paulatinamente plantada no ambiente e nos corações de todos que trabalham e frequentam este lugar sagrado.
A canonização de Santa Sara Kali pela Igreja Católica deu-se em 1712, quando decidiu-se que seu Dia seria comemorando sempre em 24 de maio de todos os anos.
Fonte: Direto da Redação com informações do ICE
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.