Para comemorar o mês mundial de Cuidados Paliativos estão sendo realizados bate-papos em vários setores do Complexo Hospitalar Samuel Libânio de 11 a 18 de outubro. “Esse bate-papo paliativo é realizado em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos que acontece sempre no segundo sábado do mês de outubro. É um evento mundial, com ações em vários hospitais no Brasil e no mundo todo. Nessa ação de saúde conseguimos levar a educação, a informação, e o conhecimento verdadeiro real para os profissionais da saúde do nosso hospital”, explica a Dra. Tatiane Crepaldi dos Anjos.
O bate-papo é acompanhado pela equipe de cuidados paliativos com o objetivo de empoderar e instrumentalizar os participantes a retornarem à prática no hospital equipados para fazer uma diferença sustentável na experiência de pessoas em fim de vida, seus familiares e cuidadores no ambiente em que trabalham. “Os cuidados paliativos são ofertados, é um modo de cuidado ao paciente, seu familiar, visando o conforto e a qualidade de vida de um paciente que tem uma doença ameaçadora à vida. Então um paciente que tem uma doença ameaçadora à vida, uma doença oncológica, uma doença pulmonar, uma doença cardíaca e passa a ser acompanhado pela equipe que conta com psicóloga, terapeuta, fisioterapeuta, assistente social. Essa equipe multidisciplinar acompanha esses pacientes e seus familiares ao longo da trajetória da doença, levando qualidade de vida a todos os pacientes, porque nosso objetivo é cuidar da melhor maneira possível dos nossos pacientes”, conta Tatiana.
Todo ano a The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental se concentra no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no mundo. No Brasil, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) apoia e incentiva a campanha. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância do cuidado paliativo, uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.
O evento foi realizado na UTI Pediátrica, UTI Neonatal, UTI 1 Adulto, Cardiologia e Neurologia, 4º andar Particular, Enfermaria Clínica, Pediatria, Observação do Pronto-Socorro, Hemodiálise, Hemodiálise, Pronto-Socorro, Internação Cirúrgica Térreo, UCIN e Enfermaria Cirúrgica.
Ascom/Fuvs
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.