A 12ª edição do Curso Básico de Libras, teve sua formatura simbólica na tarde de desta segunda-feira, 21. O curso que está em sua 12ª edição é promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre. A formatura foi realizada de forma simbólica, com uma aluna representando todos os formandos para evitar aglomeração.
Nesta edição, o curso foi totalmente oferecido de forma digital, por meio de uma plataforma própria, o que garantiu que pessoas de outras cidades e até estados participassem. É o caso de Silvana Pereira, de Cambuí. A educadora já tinha interesse em aprender Libras e somente agora, com a oferta do Curso a distância, foi possível se capacitar. “Sou muito grata à Escola do Legislativo e à Câmara de Pouso Alegre por esta oportunidade que vocês me deram. A educação realmente muda a vida das pessoas. Aprender Libras me capacitou a poder ensinar outras pessoas e ajudá-las a também mudar de vida”, explica Silvana que já está dando aulas para um idoso de 60 anos de sua comunidade.
“A Câmara de Pouso Alegre tem uma estrutura muito sólida e por isso temos a possibilidade de oferecer esse tipo de capacitação, o que, para nós, é uma grande alegria”, afirma o presidente da Câmara de Pouso Alegre, vereador Bruno Dias, que já sinalizou positivamente para a oferta de um curso avançado.
O presidente da Escola do Legislativo, vereador Leandro Morais parabenizou os formandos e já anunciou que uma nova turma será formada. “A Escola do Legislativo tem tradição em ofertar cursos e promover ações que trabalhem a inclusão. O Curso de Libras é uma dessas ferramentas que tanto contribuem para inclusão”, afirma Leandro Morais.
Nesta edição, alunos e professora enfrentaram vários desafios devido à pandemia: alguns alunos perderam familiares, outros tiveram problemas com demissões e mesmo assim o empenho e dedicação do grupo prevaleceu. “Foi um desafio muito grande e também uma oportunidade que a modalidade à distância nos permitiu. Essa foi uma turma muito dedicada e interessada. Ensinar Libras permite que um universo de inclusão se abra”, explica a professora que ministrou o 12º Curso de Libras, Francielly Cândido.
Ascom/CMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.