A FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação é referência no sul de Minas com seus cursos de graduação e pós-graduação. E o curso de Administração FAI é pioneiro no Sul de Minas com um modelo acadêmico adotado na época da sua criação como o da Fundação Getúlio Vargas – FGV, de São Paulo, que lhe cedeu os primeiros professores, o que ocorreu também com Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, de São José dos Campos.
A Instituição também é pioneira por ser uma das primeiras do Brasil a usar o programa acadêmico da empresa SAP nas aulas práticas de Tecnologia da Informação para Gestão.
O Curso de Administração, no geral, é o mais procurado do Brasil, desde 2012, segundo o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo MEC. Com quase um milhão de alunos, o curso detém 12% das matriculas de todos os cursos de graduação do país.
A metodologia pedagógica utilizada no curso é baseada em empreendedorismo, na interdisciplinaridade e no desenvolvimento de competências especiais, como a comunicação e o uso de tecnologias da informação.
Recentemente, Santa Rita do Sapucaí, teve o primeiro comércio da cidade com a filosofia “Honest Market”, termo em inglês que traduzido significa mercado honesto e se baseia no sistema de honestidade onde não há vendedores e o consumidor determina o preço a pagar pelo produto que adquiriu, o Café Bar Social Club, que é de um dos ex-alunos de Administração da FAI, Rafael de Sousa Pinto.
Ele declara que “A FAI foi o início de tudo na minha vida empreendedora. Foi quando despertou em mim o desejo de empreender. E, certamente, os conhecimentos que tive como base lá, somados aos que adquiri aos longo dos anos nos lugares e países onde trabalhei, resultaram no modelo de trabalho que estou implementando no meu novo negócio”.
Para o Coordenador do curso de Administração, professor José Cláudio Pereira, é curioso que mesmo com a grande procura em massa pelo curso, ultrapassando em alguns casos a procura por medicina, muitas pessoas não sabem exatamente o que faz este profissional.
José Cláudio explica que o administrador gerencia os recursos humanos, financeiros, materiais e mercadológicos das empresas. É ele, que identifica oportunidades de crescimento e traça estratégias para aumentar a produtividade e a lucratividade das organizações empresariais. Como se pode perceber, o curso possui característica ampla e generalista, proporcionando uma visão macro do mercado, com inúmeras opções de atuação em empresas de todos os tipos, incluindo aqueles que têm vontade de abrir um negócio próprio, que poderão assumir negócios da família, ou entrar no serviço estatal.
“Sendo um curso abrangente, é ideal tanto para pessoas hábeis em ciências humanas quanto exatas. Um bom curso de Administração precisa conhecer este aspecto e atender bem a essas necessidades. Não existe um padrão de comportamento para quem deseja exercer a profissão de Administrador, pois ela conta com uma gama enorme de atuações.
Mesmo com essa elevada procura pelo curso, não há com que se preocupar em relação à saturação do mercado, pois o administrador é procurado por todo tipo de empresa: fabril, comercial, serviços e agronegócios; empresas privadas, públicas e organizações não governamentais (ONG); para atuar como administrador geral, de recursos humanos, financeiros, materiais, produção, logística, planejamento, elaboração de estratégias, definição e cumprimento de metas”, declara José Cláudio Pereira, Coordenador do curso de Administração.
Juliana Becheri, ex-aluna de Administração FAI relata que a FAI é uma das Instituições de ensino mais tradicionais e reconhecidas da região e que para ela, a palavra que melhor resume sua graduação é “família”, pois a Instituição acolhe muito bem seus alunos e dá todo o suporte necessário para o desenvolvimento.
“Na FAI, é visível que todos da Instituição são, acima de qualquer nível hierárquico, seres humanos engajados em construir relacionamentos verdadeiros com os alunos, a fim de oferecer um serviço ímpar em educação, que leva sempre em consideração a opinião, o bem-estar e o futuro profissional. Posso afirmar com certeza que o curso de administração reflete também o compromisso da Instituição em se manter atual com as tendências de mercado, utilizando para tal de metodologias ativas de aprendizado. O coordenador do curso está presente e procura entender as necessidades dos alunos, bem como, procura selecionar professores altamente qualificados. Hoje, já formada e, prestes a ingressar no curso de mestrado em uma Universidade Federal, agradeço à Deus pelas oportunidades e vitórias que pude alcançar neste período, e a FAI, sem dúvida, foi uma importante alavanca para este sucesso!”, declara Juliana Becheri.
Um dos aspectos que aumentam a demanda pelo curso de Administração é o fato dele não ser procurado apenas por alunos egressos dos ensinos médio e técnico- profissionalizantes mas também por profissionais já estabilizados, muitas vezes graduados em outras áreas do conhecimento, que procuram no curso de Administração os conhecimentos necessários para alavancar sua vida profissional.
Aproveite então o Vestibular de Verão da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia que será dia 26 de janeiro e conta com cursos reconhecidos pelo MEC com as melhores notas do ENADE e se inscreva. Os Cursos são: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Pedagogia e Sistemas de Informação. E também lançou um Novo Programa de Bolsas. Acesse: www.fai-mg.br/vestibular e tire todas as dúvidas ou também entre em contato pelo telefone 3473-3013 ou pelo e-mail vestibular@fai-mg.br.
O foco da Instituição é formar não só profissionais capacitados e preparados para o mercado tecnológico e empreendedor da região, mas também cidadãos preocupados em fazer um futuro melhor para todos e, com o novo Programa de Bolsas, incentiva o estudo e o desenvolvimento de todos que querem fazer um curso superior na Instituição.
Fonte: Ascom / FAI
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.