A FAITEC 2018 recebeu, no Ginásio Poliesportivo Dr. José Alcides Rennó Mendes (Alcidão) em Santa Rita do Sapucaí – MG, 21 ônibus de escolas de Minas Gerais. As visitas foram tanto de alunos quanto de professores que fizeram questão da participação focando no aprendizado das metodologias inovadoras de ensino da instituição.
Todos os visitantes elogiaram os projetos e a estrutura com o novo Espaço de Profissões da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.
O objetivo da feira de tecnologia da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, que acontece anualmente é de apresentar à comunidade o potencial criativo de seu corpo discente visando despertar o interesse dos visitantes no sentido de viabilizar o aparecimento de oportunidades de geração de novos negócios, empregos e estágios, além de atrair financiamentos para projetos que promovam o atendimento das necessidades locais, regionais e nacionais e o crescimento profissional dos alunos.
Desde 2004 a FAITEC tornou-se um dos eventos integrantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Inclusão Social do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) com ampla divulgação em âmbito nacional e internacional.
Os projetos aprovados e selecionados para a FAITEC foram 27 trabalhos do curso de Administração, 7 do curso de Ciências Contábeis, 12 do curso de Engenharia de Produção, 17 do curso de Sistemas de Informação, sendo todos do curso de Pedagogia tendo a participação obrigatória.
A cerimônia de premiação foi em 3 etapas, começando pelo Concurso de Plano de Negócios, depois, Melhores Projetos de Cada Curso e no final o Prêmio Municipal de Inovação.
Em 3º lugar, com empate técnico, ficaram os projetos: Lo Care, do 6º período de Sistemas de Informação e Telhado Verde, do 2º período de Administração. O Lo Care tem como objetivo facilitar a busca e contratação de profissionais que prestam serviços de Home Care. E o Telhado Verde tem como objetivo levar vegetação para os grandes centros urbanos e desse modo diminuir ilhas de calor, reduzir enchentes dentre outros benefícios.
Em 2º lugar ficou o projeto Grandoces do 2º período de Administração, que tem como objetivo, produzir e comercializar, em sua loja física e sobre rodas, doces tradicionais e veganos e em 1º lugar ficou o projeto Vacinaaê do 6º período de Sistemas de Informação que tem como objetivo modernizar o controle e vacinas dos cidadãos, por meio de um Sistema de Informação. A ideia consiste em substituir o tradicional cartão de vacinação em papel por um digital, trazendo consigo uma proposta inovadora e diferenciada, promovendo uma nova forma de tratar, visualizar e registrar as vacinas aplicadas em cada paciente de uma maneira eficaz e colaborativa.
Já na premiação dos “Melhores Projetos de Cada Curso”, ficou em 3º lugar, o projeto Up-grade, do 4º ano de Administração onde a empresa irá atuar no ramo de revitalização de pontos turísticos, com projeto inicial o Cristo Redentor de Pouso Alegre MG.
Em 2º lugar, ganharam os projetos: Grandoces do 2º período de Administração, Criativa do 4º período de Administração, Processo Produtivo do Sorvete ICE FIT Whey Protein Cream do 6º período de Administração, Living Box do 4º ano de Administração, Custo Sensorlux do 4º período de Ciências Contábeis, Planejamento Fiscal Tributário da Empresa SENSOTRON do 6º período de Ciências Contábeis, LM – Soluções Elétricas do 6º período de Engenharia de Produção, Smart Routes do 8º período de Engenharia de Produção, COST do 2º período de Sistemas de Informação, Caixeiro Viajante do 4º período de Sistemas de Informação, Lo Care do 6º período de Sistemas de Informação, EzMart do 4º ano de Sistemas de Informação.
Em 1º lugar ficaram os projetos: Easy Food do 2º período de Administração, DO RÉ MI do 4º período de Administração, Processo produtivo da Controladora Biométrica BIO do 6º período de Administração, Bão de Minas do 4º ano de Administração, Chicote Elétrico Industrial do 4º período de Ciências Contábeis, Planejamento Fiscal Tributário da empresa Fort Grain do 6º período de Ciências Contábeis, CDGJM Soluções do 2º período de Engenharia de Produção, ATS do 4º período de Engenharia de Produção, União Eletrometais do 6º período de Engenharia de Produção, KSM Consulting do 8º período de Engenharia de Produção, De Volta para o Passado do 2º período de Sistemas de Informação, GRAFOS ++ do 4º período de Sistemas de Informação, Vacinaaê do 6º período de Sistemas de Informação e Garagem Virtual do 4º ano de Sistemas de Informação.
E por último foi o “Prêmio Municipal de Inovação”, que visa estimular a criatividade e a inovação entre os estudantes, contribuir com o desenvolvimento do espírito empreendedor entre os jovens e induzir novos projetos que levem a futuras empresas no nosso Vale da Eletrônica. Os critérios FAI para escolha dos 3 projetos premiados foram trabalhos que apresentaram características inovadoras reveladas pela pontuação atribuída pelos jurados para os quesitos: criatividade/originalidade e aplicação Prática e todos os trabalhos da FAITEC concorrem independente de premiação obtida.
Em 3º lugar do “Prêmio Municipal de Inovação” ficaram com empate técnico 2 grupos, Up-grade do 4º Ano de Administração onde a empresa irá atuar no ramo de revitalização de pontos turísticos, com projeto inicial o Cristo Redentor de Pouso Alegre MG, e o projeto Cidadania Ativa do curso de Pedagogia que foi elaborado a partir da necessidade de se trabalhar os vários aspectos da cidadania dentro da sociedade, desde os primeiros anos escolares.
Em 2º lugar ganhou o projeto Reciclart do 8º período de Engenharia de Produção, que visa dimensionar e a otimizar o volume de resíduos orgânicos/recicláveis gerados localmente (comercial e residencial) na cidade de Santa Rita do Sapucaí – MG.
Em 1º lugar ganhou o projeto Garagem Virtual do 4º ano de Sistemas de Informação que visa proporcionar uma experiência de alugar uma garagem com negociação feita entre o proprietário e o interessado, de forma privada e por meio da Internet.
O Diretor da FAI José Cláudio Pereira se orgulha dos projetos e da feira toda em si pois proporcionou a todos os participantes e visitantes uma experiência única de aprendizado, inovação e empreendedorismo, ainda mais com o novo Espaço de Profissões.
Organizada por um conjunto de comissões criadas especialmente para esta atividade acadêmica, a FAITEC é patrocinada pela FAI e por empresas locais, sendo um evento de grande atração para a região, e principalmente, um agente que promove, através da integração empresa-escola, a transformação e o atendimento das necessidades do mercado nos setores em que a FAI atua.
Fonte: Ascom FAI/JC
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.