O trabalho da Farmácia Hospitalar vem sendo fundamental na assistência, cuidado e tratamento dos pacientes nesses 100 anos do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). O setor conta atualmente com a atuação de 52 servidores distribuindo milhares de medicamentos mensalmente para todo o HCSL.
A Farmácia Hospitalar é o setor onde ocorre a distribuição dos medicamentos e materiais médico-hospitalares necessários ao tratamento dos pacientes. Para se ter uma ideia, em um único dia são distribuídos 10 mil ampolas de propofol, que é um sedativo, ou 13 mil ampolas de rucurônio, que é um bloqueador neuromuscular.
Além da Farmácia Central, o HCSL conta atualmente com outras seis farmácias satélites, que possibilitam um atendimento mais individualizado e uso racional dos medicamentos. Um dos exemplos de eficiência na áreas é a Farmácia Satélite que atende a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que fica no segundo andar do HCSL.
“A farmácia satélite melhora o tempo, agilidade, logística do tratamento dos pacientes. A descentralização do serviço possibilita uma resposta mais rápida ao paciente, sem contar uma redução do custo tanto do medicamento quanto do material. Portanto, as farmácias satélites melhoram sobremaneira o serviço não só para pacientes mas também para médicos e enfermeiros do setor”, analisa a coordenadora da Farmácia Hospitalar, Cynthia Gomes Aparecido.
Os farmacêuticos do HCSL também são responsáveis pelo gerenciamento da qualidade dos remédios e materiais que são oferecidos pelo HCSL. A Farmácia Hospitalar, que funciona 24 horas por dia, é considerada referência na região para hospitais e universidades pela excelência na dispensação de remédios e materiais hospitalares e tratamento com terapia de medicamentos.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.