A Farmácia Hospitalar é o setor onde ocorre a distribuição dos medicamentos e materiais médico-hospitalares necessários ao tratamento dos pacientes no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). O setor conta atualmente com a atuação de 54 funcionários, sendo nove farmacêuticos, que distribuem milhares de medicamentos mensalmente.
A coordenadora da Farmácia Hospitalar, farmacêutica Wilfani Faria Barbosa, é farmacêutica generalista e pós-graduada em Farmácia Clínica, voltada para área hospitalar e Oncologia Clínica. “Os farmacêuticos também são responsáveis pelo gerenciamento da qualidade dos remédios e acompanhamento clínico do paciente no HCSL. A Farmácia Hospitalar funciona 24 horas por dia e é considerada referência na região para hospitais e universidades pela excelência na dispensação de remédios e materiais hospitalares, além do tratamento com terapia de medicamentos”, conta Wilfani.
Além da Farmácia Central, o HCSL conta atualmente com três farmácias satélites e quatro dispensários eletrônicos. “Nosso hospital tem investido fortemente nas inovações tecnológicas, implantando dispensários eletrônicos em vários setores da instituição. Estamos sempre atentos às novas tecnologias e esses investimentos visam a melhoria de processo, com maior agilidade, aumento de produtividade e redução de custos. Com a aquisição dos dispensários de medicamentos implantados em diversos setores do hospital, iremos fazer a gestão de logística de dispensação de medicamentos atrelada à consciência da qualidade e da assistência ao paciente”, afirma a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis.
Segundo Wilfani, os dispensários trazem muita segurança na dispensação dos medicamentos. “Esses processos de melhoria na assistência do paciente reduzem erros das medicações, diminuem o custo na movimentação dos medicamentos, além de trazer uma maior aproximação do profissional de saúde, um cuidado direto com o paciente, agilizando o processo da farmácia e da enfermagem nessa dispensação”, esclarece a farmacêutica que trouxe o projeto para o HCSL, quando visitou outra instituição de saúde e comprovou a eficácia dos dispensários. “O diretor executivo da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Rinaldo Lima Oliveira, entendeu a importância e a revolução que os dispensários trariam e fez a aquisição dos mesmos para o Hospital”, conta.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.