Mais uma vez a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) sediou um evento para discutir temas importantes sobre a Gestão de Pessoas, desta vez com foco nas “Novas exigências da NR-01 e riscos psicossociais”. O Fórum de Saúde Mental foi realizado nesta quinta-feira, dia 10 de abril, no Anfiteatro da Unidade Central e contou com a participação da médica do trabalho, endocrinologista e professora universitária, Raquel Csermak; do engenheiro de segurança do trabalho, Lucas Justiniano; e da coordenadora do curso de Psicologia da Univás, psicóloga e mestre em Ciências da Linguagem, Eveline Moura.
Lucas Justiniano falou sobre a importância de discutir a saúde mental. “Como engenheiros de segurança, somos prevencionistas, e não são apenas as equipes do SESMT ou da CIPA que devem atuar nesse trabalho, nessa conscientização. As empresas precisam contar realmente com uma cultura de segurança, uma cultura prevencionista. Precisamos estar atentos às mudanças e trabalhar pela saúde mental dos colaboradores e funcionários”, adverte.
A médica do trabalho Raquel Csermak disse que a Previdência Social fez um levantamento que, nos últimos dez anos, o maior índice de afastamento por transtorno mental foi registrado no ano de 2024. “Realmente eu tenho percebido o aumento de afastamentos relacionados à saúde mental. Lembrando que, a partir de dia 26 de maio, já vamos ter que contemplar o TGR, os riscos psicossociais. Então, independente da etiologia, do que levou a esse quadro de transtorno mental, quanto melhor cuidarmos da saúde do colaborador como um todo, tanto físico quanto mental, será melhor é para a empresa e teremos funcionários muito mais satisfeitos”, analisa.
A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) inclui os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, como assédio moral e sexual, sobrecarga de trabalho e falta de apoio. “É um momento de conscientização e aprendizado onde reunimos acadêmicos, egressos, colegas de profissão, funcionário da FUVS, e especialistas da área. Eu quero dizer para todos que essa temática é mais complexa do que uma só a ciência possa explicar. Precisamos estar atentos e atuantes aos fatores ambientais e organizacionais que podem impactar a saúde mental dos trabalhadores”, enfatiza Eveline Moura.
O Fórum de Saúde Mental é uma realização do Café com RH da FUVS, Univás e Pós Univás e contou com a parceria das seguintes empresas Unimed Sul Mineira, Laboratório Imune, Novitá Restaurantes Empresariais, Criviam e TOTVS.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.