O Governo de Minas, por meio do Gabinete Militar do Governador (GMG), entregou, nesta quarta-feira (26/2), durante cerimônia no Prédio Tiradentes, em Belo Horizonte, o Troféu Guardião Mineiro. A premiação, que é realizada pela primeira vez, reconhece a dedicação e o compromisso das Forças de Segurança por meio de ações de destaque no combate à criminalidade, resgates, manutenção da ordem pública e integração com a comunidade.
O prêmio valoriza operações realizadas recentemente por cada uma das corporações que integram as forças de segurança em Minas Gerais (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal) evidenciando ações que, por meio de estratégias inovadoras, bem executadas, trouxeram resultados importantes para a proteção da população mineira.
A cerimônia de premiação foi presidida pelo governador Romeu Zema que, junto aos comandantes das Forças de Segurança, fez a entrega do Troféu Guardião Mineiro as homenageados.
“Aos que recebem esta homenagem hoje, ofereço meu reconhecimento, minha gratidão pelo comprometimento, bravura, coragem e heroísmo. Muitas vezes teria sido muito mais fácil ficar quieto, só fazer aquilo que o protocolo manda, mas vocês foram além”, disse o governador Romeu Zema.
O Troféu Guardião Mineiro também busca incentivar o espírito de compromisso e a excelência no trabalho diário das forças de segurança pública, reafirmando o apoio do Governo de Minas a todos aqueles que estão na linha de frente, protegendo e servindo a população do estado.
Confira a lista completa de agraciados clicando aqui.
Operações premiadas
Nesta primeira edição, foram reconhecidas ações que demonstraram a eficiência e a dedicação das forças de segurança em diferentes frentes de atuação. Pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi premiada a operação Sentinela das Estradas, desencadeada por agentes rodoviários, que resultou na prisão de três indivíduos envolvidos no tráfico ilícito internacional e interestadual de drogas.
Durante fiscalização de rotina, foram apreendidos 700 quilos de maconha, cocaína e pasta base de cocaína, ocultos em fundos falsos de carretas carregadas com ração e minério de ferro. O destino da carga era Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro, onde seria distribuída durante o Carnaval. O prejuízo para o crime foi avaliado em mais de R$ 90 milhões.
Outra ocorrência de grande impacto reconhecida no evento foi realizada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG). Trata-se da operação de resgate do desabamento de um imóvel de cinco pavimentos no bairro Paraíso, em Belo Horizonte, onde três pessoas morreram.
Os bombeiros foram acionados imediatamente e iniciaram uma operação de resgate, utilizando equipamentos especializados e cães farejadores para localizar as vítimas nos escombros. As equipes também intervieram nas interdições das residências vizinhas, como medida preventiva para garantir a segurança da área.
A Polícia Civil de Minas Gerais também foi reconhecida pela operação “Vade Mecum”, realizada contra líderes do Comando Vermelho, organização criminosa do Rio de Janeiro, no Vale do Jequitinhonha e Mucuri.
Foram cumpridos 77 mandados, incluindo 33 prisões e 37 buscas e apreensões. A operação desmantelou uma rede de tráfico na região e revelou a participação de advogados na organização criminosa.
A Polícia Penal (Depen-MG / Sejusp), foi homenageada pelo apoio às vítimas das chuvas em Ipatinga. Mais de cem detentos da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho participaram da limpeza das ruas nos bairros mais afetados. Servidores da Sejusp também organizaram uma campanha de arrecadação de água, alimentos e materiais de limpeza para os atingidos.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.