O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que está vivenciando uma nova fase com grande número de pacientes com Covid, tanto ambulatoriais quanto internados, afirma que está pronto para atender toda a população. O Comitê de Enfrentamento de Crise da Covid, formado por uma equipe multidisciplinar, se reúne diariamente para discutir todas as estratégias e analisar todos os casos e buscar as melhores soluções para todos.
“Nas reuniões, com os especialistas do HCSL, são avaliadas todas as estratégias diariamente com foco na melhoria da qualidade da assistência ao paciente que é feita sempre com humanização e dedicação. O controle do Covid vai desde o setor de Compras, até o setor de Limpeza e Lavanderia, e conforme a necessidade os coordenadores são chamados para os encontros diários”, conta a enfermeira Aline Prado.
O fluxo de atendimento do HCSL é separado dos pacientes que não tem Síndrome Respiratória. Dessa forma, é feita uma pré-triagem nas portarias e, em seguida, os pacientes que têm suspeitas de Covid e Síndrome Gripal são encaminhados para os ambulatórios, onde são atendidos separadamente dos outras pessoas com toda a proteção necessária.
O HCSL segue as orientações do Ministério da Saúde e tem se empenhado em atender de forma adequada todos os pacientes apesar do grande fluxo das últimas semanas. Devem procurar o HCSL, os pacientes que apresentem sintomas de Covid e a pré-triagem define sua situação com relação ao coronavírus. “Para os pacientes que vão ser internados em setor de isolamento, o HCSL segue todos os protocolos e precauções exigidas, como isolamento de corredores, evitando a disseminação do vírus dentro do Hospital”, explica o farmacêutico Gilson Oliveira Lopes.
Os profissionais de saúde do HCSL frisam a importância da vacinação. “Muitos pacientes que estão sendo internados são justamente aqueles que não estão vacinados corretamente com a segunda e terceira doses. É muito importante também que as pessoas não baixem a guarda e continuem todas as precauções como o uso da máscara, higienização das mãos, uso do álcool em gel e evitando as aglomerações”, alerta o médico Saulo Gonçalves Lamas.
Centro de Epidemiologia
O HCSL possui o Centro de Epidemiologia que realiza um trabalho de levantamento dos casos novos de Covid para subsidiar o Comitê de Crise nas tomadas de ação. O setor informa em tempo real o número de atendimentos, quantos destes são positivos ou negativos, quais precisaram de internação, de onde vieram os pacientes, entre outros dados epidemiológicos que traçam uma visão geral para que sejam realizadas as tomadas de decisão dentro do Hospital.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.