A Fundação do Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) oficializou para toda comunidade pousoalegrense e regional a implantação do processo de acreditação internacional Qmentum, por meio de certificação canadense, durante encontro realizado no Anfiteatro da Unidade Central da Univás. O Conselho diretor da FUVS recebeu autoridades, entre eles do prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões e o presidente da Câmara, Oliveira Altair Amaral, para apresentar essa nova fase do HCSL na manhã desta terça-feira, dia 5 de fevereiro. “Aproveito esse momento para agradecer todo o apoio da prefeito municipal que não está medindo esforços para ajudar nosso Hospital. Queremos que nosso Hospital ofereça um serviço de mais qualidade para nossos usuários. É um momento histórico de busca de mais profissionalização e atendimento de excelência pensando sempre e especialmente em nossos pacientes. É um momento de alegria e muita satisfação”, disse o presidente da FUVS, José Walter da Mota Matos.
O Conselho Diretor da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) assinou contrato no dia 14 de dezembro de 2018, com a IQG, que é a maior instituição acreditadora credenciada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo responsável pelo diagnóstico e certificação de mais de 400 organizações de saúde no Brasil. “Estamos torcendo pela conquista desta acreditação internacional pois entendemos a importância desse Hospital para Pouso Alegre e região. Vamos trabalhar fortes e juntos por uma saúde cada vez melhor para nossa cidade”, afirmou o prefeito Rafael Simões durante encontro.
A metodologia internacional de qualidade Qmentum, orienta e monitora os padrões de alto desempenho em qualidade e segurança utilizando critérios internacionais com validação mundial. “Este modelo abre caminho para a nossa instituição buscar seu posicionamento em par de igualdade com as melhores instituições internacionais e cria oportunidades únicas de troca de experiências”, disse o vice-presidente da FUVS, Eliéser Castro e Paiva.
Alcançar a excelência em segurança para o paciente e a qualidade na assistência de saúde oferecidas são os principais objetivos do HCSL. “Destacamos que em Pouso Alegre, o HCSL é o único hospital a buscar esta meta tão importante e inovadora. Existem muitos benefícios à comunidade com esta adesão do Hospital ao processo de acreditação, entre eles, a a estrutura organizacional, um impacto relevante nos processos e protocolos, comunicação efetiva e clara com os pacientes e familiares, benefícios imprescindíveis para aumentar o desempenho organizacional e também ações de educação e treinamento para melhoria do aprendizado na instituição”, conta Lucas Silveira, conselheiro da FUVS.
O encontro contou com a palestra da biomédica, Daniela Akemi, gerente de operações da Qmentum Internacional e avaliadora da Internacional Accreditation Canadá. “As avaliações são realizadas por equipes da mais alta qualificação e experiência, que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente e transformador para as organizações. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 50 países pelo mundo, incluindo América do Norte, Europa, Ásia e América Latina”, explica a palestrante Akemi.
A mesa solene do encontro foi formada pelo presidente da FUVS, José Walter da Mota Matos; o vice-presidente da FUVS, Eliéser de Castro e Paiva; o conselheiro da FUVS, Lucas da Silveira; o diretor executivo da FUVS, Luis Augusto de Faria Cardoso; o diretor técnico do HCSL, Alan Nascimento; a diretora administrativa do Hospital, Jusselma Reis; a diretora de Enfermagem, Jussara Rodrigues; o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões; o enfermeiro e vereador Adelson Matias dos Reis; o enfermeiro Alexsandro Gava, representando a Organização do Evento pelo Núcleo de Qualidade, e a palestrante Daniela Akemi.
Fonte: Ascom / FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.