A realização inédita do exame de colonografia por tomografia computadorizada (colonoscopia virtual) nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, é mais um diferencial do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). “É um exame minimamente invasivo que é realizado na tomografia para rastreamento de câncer colorretal. O paciente realiza o exame sem anestesia nenhuma e pode voltar às suas atividades diárias. Esse exame possui uma acurácia semelhante a colonoscopia ótica. Ele trabalha conjuntamente com a colonoscopia ótica para rastrear o câncer colorretal. Isso evita a evolução do câncer colorretal e contribui sobremaneira com pacientes de Pouso Alegre e região que precisam dos serviços do Hospital Oncológico Samuel Libânio”, conta o realizador do exame, Dr. Augusto von Atzingen, especialista em Radiologia e Diagnóstico de Imagem.
O médico coloproctologista, Dr. Elisio Meirelles de Miranda, que participou da realização do procedimento inédito, comemora mais um diferencial do HCSL. “A estrutura física e tecnológica do hospital melhora a cada dia pensando sempre no melhor atendimento aos pacientes. De longa data, buscamos esse procedimento que é minimamente invasivo. O exame é feito de forma muito rápida podemos, dessa forma, diminuir filas de pacientes que ficam aguardando os exames. Além do mais, é um exame importantíssimo em certas situações pós-cirúrgicas de pacientes que não conseguem fazer colonoscopia óptica completa. Isso traz um grande avanço e é uma conquista enorme para todos nós”, afirma Dr. Elísio, que é o atual presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS).
Saiba mais
O Dr. Augusto von Atzingen ressalta que a colonografia por tomografia computadorizada é um método minimamente invasivo para rastreamento de pólipos e do câncer colorretal, com complicações extremamente incomuns, sendo cada vez mais utilizada na prática clínica. Segundo ele, na última década, a evolução no preparo intestinal, na aquisição das imagens e no treinamento dos examinadores determinou um aumento significativo na sensibilidade do método. “O exame tem, entre as suas principais vantagens, o fato de ser rápido, pois é realizado em menos de 15 minutos e não requerer sedação. O paciente do HCSL vai ser muito beneficiado com esse novo procedimento”, destaca Dr. Augusto.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.