Emoção, oração, dor, revolta e protesto estão tomando conta de Brumadinho/MG neste sábado, 25 de janeiro, quando se completa um ano do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão na cidade. Tributos foram programados e uma pedra fundamental em memória às vítimas foi lançada, às 8:00hs. O governador Romeu Zema participa da solenidade.
Uma série de homenagens ao longo do dia foi programada pela Arquidiocese. Às 10:00has teve início a caminhada da romaria pelas ruas da cidade. Aproximadamente 5 mil pessoas participaram recitando os nomes de todos os mortos. A programação de hoje se estenderá até as 19:00hs com um momento cultural realizado na cidade fechando o evento.
Até o momento, a tragédia em Brumadinho contabiliza 259 mortes e 11 pessoas ainda continuam desaparecidas. O Corpo de Bombeiros e voluntários continuam trabalhando diariamente pelas buscas por vítimas do rompimento da barragem.
Pedido de Justiça
No município que vive de luto desde à tragédia, as manifestações começaram antes mesmo da data simbólica. Há três dias, o empresário André Rhouglas, de 58 anos, morador de Ponte Nova, na Zona da Mata, está parado em frente ao letreiro da cidade carregando cartazes com pedido de Justiça. No período, enfrentou tempestades e ficou horas sem comer.
“O que faço aqui não tem valor. Permaneço de pé, debaixo de chuva, por até 18 horas, mas por um bom motivo. Luto pelas vidas que foram perdidas com tanta brutalidade. Espero que todos os responsáveis por provocar tantas tristezas paguem pelos seus atos”, disse.
Rhouglas não tem parentes ou conhecidos entre os mortos. “Mas tenho empatia com a dor dos outros. Não podemos aceitar que mais famílias sejam devastadas”.
Desde as primeiras horas após o rompimento da Barragem na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, a Vale vem dando o suporte aos atingidos e suas famílias. Diversas iniciativas de reparação foram realizadas nos âmbitos social, ambiental, de obras e de segurança. Mas outras barragens preocupam os que habitam próximos a elas. A empresa também destaca as ações e os resultados voltados para a recuperação do rio Paraopeba, que já teve mais de 3 bilhões de litros de água tratada e devolvida. Além disso, obras e iniciativas estão sendo tocadas para tratar e garantir o abastecimento de água nas áreas impactadas.
A data 25 de janeiro relembra um desastre que chocou o Brasil e que completa um ano: o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais. Ceifou centenas de famílias que perderam filhos, pais e amigos. Além disso, muita gente que vivia no campo ficou sem terra e sem fonte de renda. Um ano depois, 11 pessoas continuam desaparecidas e mais de 70 produtores pediram indenização, por meio da Defensoria Pública.
Direto da Redação com informações da internet (HD)
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.