No mês de março, o Hospital Oncológico Samuel Libânio recebeu doações de 30 almofadas do coração das voluntárias do Projeto SobreAvida, que tem como missão levar amor e minimizar a dor de mulheres que passam pelo câncer. “As voluntárias fazem doações de lenços, turbantes e almofadas de coração para instituições que dão suportes a pacientes oncológicas, como é o caso do Hospital Oncológico Samuel Libânio. As almofadas de coração são ergonômicas, que ajudam muito no pós-cirúrgico da mama, diminuindo o peso do ombro, a desinchar o braço, entre outros benefícios. Elas trazem conforto para a mulher que fez a mastectomia, dando uma sensação de preenchimento do espaço vazio. Também doamos kits chamados pacotinhos de amor com bijuterias, batons, esmaltes, maquiagens em geral”, conta a coordenadora do projeto, Mirian Rafael, sobre o trabalho do Projeto SobreAvida.
O Projeto SobreAvida começou em 2019. “Nosso objetivo é levar esperança, leveza para quem está passando pelo câncer, que é uma doença super séria, mas que pode sim ser vivida com mais leveza, com menos preconceito, com menos tabu do que já aconteceu e ainda acontece. Então, em 2019, 32 voluntárias toparam abrir mão da sua privacidade em prol de ajudar outras mulheres e fazer parte de uma mostra fotográfica para ressignificar a vida positivamente. Quando nós começamos, a gente percebeu que o projeto foi além dessa primeira mostra. Então começamos a visitar pessoas que nos solicitavam, a conversar pelo telefone, pelo WhatsApp, pelo Instagram, com quem às vezes está precisando partilhar algo”, conta Miriam, que estava acompanhada da voluntária Jussara durante a doação.
As voluntárias foram recebidas pelas enfermeiras oncológicas Priscila, Renata e Fran. “Ficamos realmente encantadas em ver tanta dedicação e carinho nestas três profissionais, que têm muito amor no que fazem e pelas pessoas que atendem. Foi um prazer conhecê-las e levar um pouquinho do nosso projeto até elas e até as pacientes que irão receber a almofada do coração e que, com certeza, irão sentir toda a energia positiva e todo afeto que lhes enviamos. Que Deus abençoe muito toda a equipe profissional do hospital”, disse Miriam.
Atualmente, o projeto SobreAvida conta coma participação de 80 mulheres voluntárias. “Fazemos isso por gratidão, por querer estar ao lado de quem hoje está passando pelos caminhos difíceis que nós já passamos. Hoje eu dedico a minha vida a ajudar pessoas com câncer. Então eu tenho plena consciência que isso não é mérito meu, mas que isso é mérito de Deus em minha vida. Por isso, iniciei esse projeto e continuo na frente dele, na coordenação dele, com muito amor, com muito carinho por Deus e pelo ser humano”, ressalta Miriam.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.