O Posto de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pouso Alegre, que recebe o nome do saudoso assessor da Presidência da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Ronald Thadeu Schimdt Beraldo, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, dia 21 de outubro, pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre na presença de autoridades e comunidade em geral. A nova base fica ao lado da UPA 24 horas. Localizado na Rua Antônio Krepp Filho, (Unidade de Pronto Atendimento Daísa de Paula Simões).
O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Pythagoras de Alencar Olivoti, fez um breve discurso cheio de gratidão voltado para a mãe do homenageado, Abelilde Schimdt Beraldo. Ele falou também da importância dos trabalhos de Ronald na Fundação e da amizade que deixa tanta saudade em todos os funcionários.
O deputado federal, Rafael Simões, fez questão de contar a trajetória de Ronald na FUVS e ressaltou o papel fundamental do SAMU para saúde de Pouso Alegre e região. Ele, que ao lado da atual secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira, fez uma reconhecida revolução no que diz respeito a condução da saúde e educação na FUVS, sempre contou com o apoio imprescindível do então assessor da presidência, Ronald Beraldo.
“O Ronald foi uma pessoa espetacular, servir o Hospital das Clínicas era sua meta e fez a diferença na saúde. Fico muito feliz em ver esta justa homenagem ao meu grande amigo”, se emociona o Deputado Federal eleito Rafael Simões.
A Secretária Municipal de Saúde, Sílvia Regina, pontua que “é uma alegria inaugurarmos o espaço e damos agora um local definitivo para os profissionais. Essa base, com muito carinho, recebe o nome do nosso querido Ronald que foi tão importante para a assistência e cuidado das pessoas durante o tempo que trabalhou no Hospital Samuel Libânio. Desejamos muito sucesso aos profissionais que aqui vão trabalhar”.
O prefeito de Pouso Alegre, Cel. Dimas da Fonseca, que também fazia parte desse time incrível que conduziu a FUVS, lembrou de histórias pitorescas e da amizade com Ronald. Dimas falou da importância do trabalho daqueles que ele chama de “anjos da guarda” do SAMU e pediu oração pelos profissionais de saúde e pelas lideranças que atuam pelo bem da população.
O Prefeito destacou a localização privilegiada do espaço: “Com essa inauguração, temos um ponto para abrigar os profissionais que dedicam grande parte das suas vidas a salvar tantas outras. Buscamos trabalhar em prol de quem precisa de atendimento, mas também de quem o oferece. É por este propósito que nós estamos empenhados em ampliar o complexo de saúde da nossa cidade. Agora, além da UPA e do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, nós temos o Posto do SAMU e, futuramente iremos construir a Secretaria Municipal de Saúde na mesma área.”
O Secretário Executivo do CISSUL/SAMU, Jovane Ernesto Constantini, agradeceu o apoio da FUVS e da Prefeitura de Pouso Alegre, e falou da felicidade de poder homenagear Ronald, que prestou expressivos serviços à saúde de Pouso Alegre e região.
O CISSUL SAMU (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região de Minas Gerais) é considerado o maior consórcio de saúde do país em número de cidades atendidas, sendo a regional de Pouso Alegre a maior delas, atendendo 52 municípios consorciados.
A mãe do homenageado recebeu das mãos do presidente da FUVS, Pythagoras de Alencar Olivoti; do diretor técnico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), Alexandre Ciappina Hueb; da secretária de Saúde, Sílvia Regina Pereira; muitos mimos, placas alusivas ao evento e flores mostrando muito carinho e respeito de todos da Fundação e da comunidade pouso-alegrense.
Em seguida, ao lado do prefeito e deputado federal Rafael Simões, a sra. Abelilde descerrou as placas do evento e que agora marcam a homenagem feita ao seu filho que dá o nome ao Posto de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pouso Alegre. Ao final, o capelão do HCSL, padre Celso Lélis Diogo deu uma bênção especial a todos os presentes e ao local inaugurado.
Muitas lideranças municipais e regionais prestigiaram o evento, entre eles o deputado estadual, Rodrigo Lopes; o diretor executivo da FUVS, Igor Oshiro; a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis; o reitor da Univás, José Dias da Silva Neto; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Adriano Dias; a superintende regional de Saúde de MG, Adriana Ferreira, entre outras autoridades e familiares.
O projeto que propôs a homenagem ao saudoso Ronald é de autoria dos vereadores Miguel Simião Júnior (diretor do Colégio João Paulo II), Bruno Dias (professor do Colégio Anglo), Leandro Morais, Reverendo Dionísio Pereira, Dr. Arlindo Motta Paes, Dionicio do Pantano, Elizelto Guido, Ely da Autopeças, Igor Tavares, Odair Quincote e Oliveira Altair.
Ronald Thadeu Beraldo era bacharel em Direito e mudou-se para Pouso Alegre para trabalhar no Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (CISAMESP). Em seguida, atuou na Secretaria Estadual de Saúde e na Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), mantenedora da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás); do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL); dos Colégios João Paulo II e Vale do Sapucaí (Anglo Pouso Alegre). Enquanto assessor da Fundação, ele exerceu sua função com maestria com atitudes favoráveis à toda população, junto as unidades de saúde e educação da FUVS.
SAMU
O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que agora conta com o Posto ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), é um serviço de saúde desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como principal objetivo chegar o mais rápido possível à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência.
O HOMENAGEADO
Ronald Thadeu Schimdt Beraldo, nasceu no dia 01 de outubro de 1953, na cidade de São Paulo e faleceu no dia 29 de setembro de 2020 em Belo Horizonte/MG.
Formado em Direito, trabalhou em várias repartições públicas no Brasil. Mudou-se para a cidade de Pouso Alegre onde trabalhou no Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Médio Sapucaí – CISAMESP – (Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Médio Sapucaí); na Secretaria Estadual de Saúde e por último, na FUVS – Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, mantenedora do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Universidade do Vale do Sapucaí, Colégio Vale do Sapucaí/Anglo Pouso Alegre e Colégio João Paulo II. Tinha eterna gratidão à cidade de Pouso Alegre, que acolheu com muito carinho. Ele faleceu no dia 29 de setembro de 2020, em Belo Horizonte. Sempre teve espirito abnegado para ajudar com grandes ações juntos aos órgãos de interesse da instituição.
Como Assessor da Presidência da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, vale ressaltar que exerceu com maestria sua função para obter atitudes favoráveis à população nas áreas da saúde e da educação. O Hospital das Clínicas Samuel Libânio era parte da sua vida, SERVIR era a sua meta.
Direto da Redação com informações da FUVS/Ascom Câmara e PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.