Um assunto tornou-se polêmico após uma notícia veiculada na primeira página do Jornal O Estado de São Paulo (Estadão). Mal informados, outros veículos de comunicação, pegaram o bonde andando e aumentaram ainda o boato, transformando um equívoco em lamentoso episódio para a cidade.
Sim, o Estadão, corrigiu em seu portal uma notícia de primeira página, cuja repercussão para Pouso Alegre, gerou críticas e comentários. A imprensa paulistana admitiu o erro retirando Pouso Alegre da lista do “Orçamento Secreto”.
O Estadão e o jornalista sabiam e havia notificado dias antes que a Empresa Estatal do Governo Federal fazia compras de altos valores com empresas de Máquinas Pesadas, no caso a CXMG sediada no município.
O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, assim que tomou conhecimento da matéria, contestou a notícia, chegando a gravar um vídeo e emitindo nota da sua assessoria de imprensa repudiando tal publicação, onde afirma que esses recursos nunca passaram pelos cofres da Prefeitura.
A nota de correções deixa claro que a primeira versão do texto atribuía à cidade de Pouso Alegre/MG empenhos das emendas de relator no valor de R$ 237,2 milhões, o que a colocaria no topo da lista dos municípios com mais recursos recebidos e completa dizendo que a informação, no entanto, estava incorreta, e o valor efetivamente destinado ao município mineiro é menor. Do montante, R$ 132 milhões se referem a compra de maquinário pesado por parte da Companhia de Desenvolvimento do Vale de São Francisco.
Assim sendo, em nome da ética profissional, espera-se que os demais órgãos de imprensa, também mantenham a postura do Estadão, reconhecendo que erraram em suas publicações, sem necessidade do administrador municipal, recorrer ao “Direito de Resposta”. A correção no Portal do Estadão foi feita no dia 14 de Dezembro de 2021 às 10:14hs.
Veja a nota de Correção do Estadão e a publicação que faltou com a verdade em sua notícia de primeira página. O Estado de S. Paulo, também conhecido como Estadão, é um jornal brasileiro publicado na cidade de São Paulo desde 1875, entre outros, forma o grupo dos principais jornais de referência do Brasil, assim que a verdade veio a tona, não exitou em fazer a reparação.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.