Morreu na quarta-feira, 15 de abril, em Campo Grande/MS o jornalista Richard Lima, 25 anos. Filho de Valdecir Lima meu amigo há muitos anos e que prestou relevantes serviços a EPTV Sul de Minas. O jovem Richard era repórter da TVE do Mato Grosso do Sul.
Richard estava internado há dois meses e em meio a tratamento de insuficiência renal, foi acometido de infecção hospitalar. Estava há poucos dias na UTI do Proncor, transferido do Hospital da Cassems.
De acordo com o Site Campo grande News, Richard foi diagnosticado com toxoplasmose cerebral. A doença é transmitida normalmente por água ou alimentos contaminados. Estima-se que apenas de 20% a 30% dos pacientes infectados com o parasita desenvolvem a doença.
De acordo com notícia do Portal da Educativa, “Richard também era ator e via o jornalismo como elo importante entre o fato é a população, principalmente diante do consumo cada vez maior de informação instantânea pelo celular e tanto quanto dinâmico deveria ser o jornalismo, até para se contrapor aos fake news, disse em um take postado no YouTube”.
Os amigos e colegas de trabalho ficaram transtornados. Para o diretor-presidente da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa), jornalista Bosco Martins, Richard era uma voz do jornalismo pós-moderno, instigante. “Perdemos um grande talento, um menino cheio de vida e que parte deixando uma marca única em sua trajetória desde que era estagiário”, disse Bosco Martins.
“Sentimos profundamente a morte prematura do nosso companheiro, exercia com muita paixão, energia e talento a profissão de jornalista, nós, parceiros da Fertel, perdemos um grande amigo e valoroso profissional. Vai com Deus chamigo!!”, completou Bosco Martins.
O corpo de Richard foi trasladado para Varginha/MG, cidade da família, onde foi sepultamento no Cemitério Campal, na manhã do dia 17, após rápido e reservado velório em razão da situação de distanciamento social para conter a disseminação do coronavírus.
A CAUSA
Depois de aproximadamente dois meses lutando contra as complicações de uma doença rara o jornalista Richard Lima, de 25 anos, não resistiu e veio a óbito. Richard passou mal pela primeira vez no dia 6 de fevereiro em uma pauta, foi internado e diagnosticado com toxoplasmose cerebral. A doença é transmitida normalmente por água ou alimentos contaminados. Dai a estimativa de que apenas de 20% a 30% dos pacientes infectados com o parasita desenvolvem a doença.
Richard foi liberado poucos dias depois do diagnóstico, mas o quadro se agravou e ele precisou ser internado novamente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Proncor ainda em meados de fevereiro.
“Ele precisou fazer traqueostomia e contraiu algumas infecções hospitalares. Ultimamente ele estava sendo atendido por uma equipe multidisciplinar com fonoaudióloga, fisioterapeuta”, comenta a jornalista Elza Recaldes, amiga pessoal e colega de trabalho na TV Cultura MS onde o Richard também atuava.
Contudo, nesta terça-feira (14 de abril) a infecção interrompeu o funcionamento dos rins do rapaz, agravando ainda mais o seu quadro clínico. “Ele lutou muito nesse período. Estou extremamente chocada porque ele era uma pessoa que tinha extrema vontade de viver, inteligente, um profissional de muitos amigos. A gente perde um talento incrível do jornalismo”, lamenta Elza.
O velório de Richard em parte aconteceu na Pax São Judas Tadeu da Rua 13 de Maio em Campo Grande/MS onde ele morava e trabalhava. A cerimônia teve duração máxima de 40 minutos, devido as recomendação de prevenção do novo coronavírus. Em seguida o corpo do jovem foi levado para Varginha/|MG, sua terra natal.
NR – “Não tenho palavras para expressar minha tristeza e dor que sinto pela passagem de vosso amado filho, até porque abraçou a profissão que tanto zelo e estimo, a de jornalista, mas tenha meu abraço amigo, minhas orações e a certeza de que a vontade de Deus é suprema, e nós, muitas vezes não a entendemos. Meus sentimentos a você meu querido amigo e a toda sua família. Estejam na paz do Senhor Jesus Cristo. Não é um adeus, é um até breve”. Richard cumpriu o que a ele estava destinado e não será esquecido, nem esquecerá, os que amou enquanto esteve aqui conosco. Paz!
Neilo Machado e Equipe TVJC – Fonte: CGNews
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.