Na semana da Biologia destacamos os laboratórios de Microscopia, Histologia e Microbiologia do curso de Ciências Biológicas, que ficam na Unidade Fátima, e são considerados por educadores e acadêmicos como diferenciais da Univás. Os equipamentos que vão desde estufas modernas, shakers (que mantêm a amostra em agitação e na temperatura adequada) e microscópios tecnológicos com câmeras acopladas que capturam as imagens da lâmina histológica, por exemplo, favorecem muito o ensino e a pesquisa e chamam muito a atenção dos alunos que tem aulas práticas desde o primeiro período.
No laboratório de Microscopia são realizadas todas as aulas práticas, com uso de microscópicos para as leituras de lâmina, por exemplo. Já no laboratório de Microbiologia são realizadas as pesquisas, com cultivos de micro-organismos e exames como antibiograma, enfim todos os testes e análises em um local mais restrito e que deve ser extremamente higienizado.
A bióloga Gislaine Cristina Scodeler, responsável pelas atividades, organização, preparo e cronograma dos locais, explica que o laboratório de Histologia é específico para confecção de lâminas histológicas, desde o preparo das peças até os cortes e as colorações. O objetivo é confeccionar essas lâminas para uso nas aulas práticas dos cursos de Ciências Biológicas e dos cursos da área da Saúde da Univás. Os acadêmicos são treinados e adquirem toda habilidade para desenvolver as técnicas de confecção das lâminas.
“A histologia é a ciência que estuda os tecidos biológicos desde de sua formação até o seu funcionamento, esses tecidos são constituídos por grupos de células que são extremamente pequenas, tornando assim a histologia dependente de microscópio e de lâminas, os microscópios mais utilizados nas aulas de histologia são os microscópios ópticos. As lâminas histológicas por sua vez são essenciais para o estudo da histologia, pois é através delas junto ao microscópio que podemos identificar as características dos tecidos, elas também são muito utilizadas em pesquisas fisiológicas, imunológicas e patológicas. O conjunto de procedimentos necessários para a preparação de amostras (tecidos e órgãos) para o microscopia de luz é chamado de histotecnologia”, explica Gislaine.
Os laboratórios funcionam das 14h30 às 22h30, sendo que durante a tarde, eles recebem os alunos que estão desenvolvendo pesquisas e elaborando seus TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) e à noite todas as aulas práticas. A técnica de laboratório Gislaine Scodeler sempre sonhou em atuar no local desde quando era egressa do curso. “Procuro desenvolver meu trabalho com dedicação e profissionalismo pois desde quando era estudante sempre gostei de estar nesse lugar espetacular e preparado com excelência para a disseminação do conhecimento na área de Ciências Biológicas”, conta a bióloga, que é especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, em Microbiologia Aplicada e auxilia em pesquisas e aulas práticas, executando técnicas padronizadas em Microbiologia, Histotecnologia e Imunologia.
Os laboratórios tem capacidade para desenvolvimento de pesquisas com equipamentos que atendem todas às necessidades dos alunos e dos sete professores que atuam no local. Alunos da pós-graduação da Univás também tem aulas e desenvolvem pesquisas nos laboratórios de Ciências Biológicas da Unidade Fátima.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.