Técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras atribuíram à obstrução das bocas de lobo o alagamento da Av. Arthur Ribeiro Guimarães, na confluência dos bairros Noronha e Jardim América, ocorrido no final da tarde de segunda-feira, 15 de janeiro.
Vistorias realizadas pelos técnicos no local na manhã do dia seguinte apontaram que as galerias estavam desobstruídas e em condições de dar vazão à enxurrada. Porém, detritos vindos dos morros, como garrafas, restos de construção, plásticos e papelão, além de considerável quantidade de sacolas de lixo foram amontoados sobre as bocas de lobo e impediram a passagem da água.
O problema foi agravado pelo grande volume de chuva que ocorreu na tarde de segunda-feira no local. Segundo a Defesa Civil choveu 28mm num período de seis horas, ocorrendo o alagamento. Moradores da área confirmaram que há muito tempo não ocorre alagamento de tão grandes proporções. Eles admitem que o volume de sujeira e lixo vindo das partes mais altas e da própria avenida contribuiu para a situação.
Por seu lado, a Prefeitura afirma que faz coleta diária de lixo no local, como em todos os bairros da cidade. Os horários quando o bairro é atendido na parte da manhã, é a partir das 9h e à noite os caminhões passam pelos bairros a partir das 19h. “Mas mesmo com uma coleta efetiva e diária, muitos moradores colocam o lixo nas calçadas fora do horário e as sacolas são levadas pela chuva até as bocas de lobo, ocasionando a sua obstrução e consequentemente inundação das vias”, assegura o Departamento de Limpeza Pública.
Fonte: Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.