Sete pessoas que precisaram de acolhimento no abrigo temporário retornaram para os seus lares nesta terça-feira (18). Até o momento, duas famílias, com um total de sete pessoas permanecem amparadas no local estruturado pela Administração Municipal no CIEM do Fátima desde o último dia 7, após ficaram desalojadas por conta das fortes chuvas.
De acordo com levantamento da prefeitura, cerca de 200 pessoas foram afetadas pelas fortes tempestades dos últimos dias. Deste número, 51 famílias seguiram sendo acompanhadas e parte optou por abrigo na casa de amigos e familiares.
O nível dos rios, Rio Sapucaí Mirim e Mandu, que passam pela cidade, têm baixado, e após um intenso trabalho, as residências foram avaliadas e liberadas para o retorno dos moradores que seguem sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para as famílias liberadas, a prefeitura tem distribuído kits de materiais de limpeza, higiene pessoal e cestas básicas.
Gesto de solidariedade
A população pouso-alegrense se destacou mais uma vez pela solidariedade. Mesmo o munícipio prestando assistência, os moradores quiseram ajudar e a prefeitura se propôs a receber e entregar as doações de roupas e itens de higiene pessoal para as famílias desalojadas.
Empresas também se movimentaram e se propuseram a fazer a diferença. O município destaca a importância deste gesto de amor ao próximo e agradece aos cidadãos e as empresas: Duro na Queda, Galícia Máquinas de Terraplanagem, THV e Vina, que não mediram esforços para colaborar com o próximo.
“Nesse triste momento vivido pela população, atuamos em prol de viabilizar necessidades imediatas de moradia, saúde, alimentação e higiene das famílias impactadas. Alinhado a isso, tivemos a procura de empresas e da população buscando maneiras de ajudar. Ficamos honrados e felizes com ações em prol do coletivo”, afirma o prefeito, Rafael Simões.
Rio Sapucaí Mirim e Mandu
O nível do Sapucaí Mirim nas últimas 24 horas passou de 1,10 metros para 0,60 centímetros. Já o Rio Mandu, no mesmo período passou de 1,10 metros para 0,80 centímetros.
A Defesa Civil de Pouso Alegre continua com o monitoramento periódico nas regiões mais afetadas, como o bairro São Geraldo, realizando vistorias constantes na região com o intuito de avaliar possíveis danos e buscar evitá-los.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.