A Maria Fumaça se despede de Pouso Alegre e deixa a população um pouco frustrada com um patrimônio histórico que foi tombado. Ela foi levada embora pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A locomotiva ficava às margens da BR-459, km 103, saiu da cidade levada por uma carreta.
O destino da nossa Maria Fumaça é a cidade de Castro Alves, na Bahia. Pouso Alegre perdeu a cessão do que era para ser um atrativo turístico depois de tanto esforço de Joaquim Scarato para fazê-la ser uma das maiores atrações da cidade. A prefeitura de Pouso Alegre informou ao DNIT que não seria possível fazer a reforma exigida pelo órgão federal.
A Maria Fumaça e seus vagões era tombado como patrimônio histórico do município de Pouso Alegre, através do decreto nº 2348 de 1999. Nos últimos cinco anos, vagões foram incendiados, deixando a possibilidade de reforma ainda mais custoso para os cofres públicos.
O superintendente municipal de Cultura de Pouso Alegre Regina Franco, lamentou e disse estar muito triste com a retirada da Maria Fumaça de Pouso Alegre. Mas informou que a prefeitura, no momento, não tem condições de arcar com a reforma exigida pelo DNIT. “O DNIT havia dado um prazo para a reforma ser feita e esse prazo se esgotou. Regina explicou que essa reforma custaria em média mais ou menos R$ 3 milhões. Com o atraso de repasse de verbas do Estado para a prefeitura, não teve como iniciar o trabalho sem a certeza de o concluir”, lamentou a superintendente de Cultura.
Por outro lado a Assessoria de Comunicação da prefeitura informou que , “a transferência da locomotiva a vapor, conhecida na cidade por “Maria Fumaça” para o estado da Bahia, está sendo realizada devido a uma determinação do próprio DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que é o órgão responsável pelos bens da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA)”.
INCÊNDIOS E PROMESSAS DE REFORMAS
Nos últimos anos, a Maria Fumaça de Pouso Alegre foi alvo de vandalismo, dois incêndios consumiram vagões da locomotiva aumentando com isso os gastos para sua recuperação.
Em 2013, a prefeitura tinha anunciado a reforma do bem histórico. Porém, antes mesmo de dar início ao trabalho, um outro incêndio destruiu o vagão restaurante. A reforma feita apenas maquiou a locomotiva e parte do edifício da pré estação ali construída.
A Maria Fumaça de Pouso Alegre andou sobre os trilhos poucas vezes na metade da primeira década dos anos 2000. O passeio era feito aos finais de semana, saindo de Pouso Alegre até pedaço do município de Santa Rita do Sapucaí. Mas, o atrativo foi abandonado, os trilhos da linha férrea foram sendo retirados na maior parte do trajeto e a ponte de ferro desabou.
Patrimônio Histórico
A Maria Fumaça de Pouso Alegre é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município. No entanto, permaneceu a maior parte do tempo abandonada, não houve nenhum tipo de apoio do comércio e indústria em movimentar tão importante patrimônio que atrairia um turismo considerado na cidade. A perícia da Polícia Civil vai investigar as causas do incêndio desde 26 de março de 2018. Mas até o momento não participou a imprensa local se algo foi concluído e quais foram o marginais que atearam fogo na locomotiva.
É uma perda para a cidade cujo progresso foi construído no século passado graças a essa “Maria Fumaça” que se despede dos mineiros, para ver se os baianos dedicam a ela um pouco mais de atenção e o carinho que ela merece. Essa é mais uma coisa negativa que o PT de Fernando Pimentel incrementa na cidade, com sua passagem pelo governo de Minas. Deixa o governo devendo aos municípios o que lhes pertence por direito. A esperança de muitos municípios está agora em Romeu Zema que prometeu dignidade e respeito com todas as cidades mineiras.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.