Acabou o jogo para os participantes MC Guimê e Antônio “Cara de Sapato” eles foram expulsos do Big Brother Brasil na noite de quinta-feira, 16 de março. O anúncio foi feito por Tadeu Schmidt após a edição mostrar todos os acontecimentos ocorridos durante a Festa do Líder envolvendo os brothers e a intercambista mexicana visitante Dania Mendez.
O caso teve pessima repercussão nas redes sociais e até mesmo entre os patrocinadores do programa. A Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para investigar os acontecimentos envolvendo os três participantes. Durante todo o dia de ontem e hoje, internautas pedem posições firmes da Globo sobre o ocorrido.
Entenda o caso
A Festa dee Gumê aconteceu na noite do dia 15 de março, e o que era para ser uma comemoração para o Líder acabou se tornando um pesadelo ou seja, uma das piores noites para o jogo do MC.
Vídeos do participante do Quarto Deserto passando a mão nas costas e nádegas de Dania Mendez, visitante do reality mexicano “La Casa de Los Famosos” e intercambista na casa brasileira, viralizaram durante a madrugada e foram tomando discussões ao longo do dia.
A palavra “assedio” rapidamente foi para os assuntos mais comentados do Twitter. Nos vídeos postados, era possível ver a mexicana claramente incomodada com o toque de Guimê e sendo forçada a beijar Cara de Sapato. Em um momento, ela pega a mão de Guimê e tira de perto incomodada com a atitude do artista que é casado com Lexa.
Outro participante Cara de Sapato também foi acusado de assédio durante a festa. O aniversariante da noite bebeu pela primeira vez no programa e foi visto diversas vezes tentando puxar Dania Mendez a força para um beijo.
Houve um momento em que a produção teve de alertar o jogador de MMA para que ele parasse com o contato físico. Avisos como esse têm se tornado comum após diversos casos de assédio viralizarem nas últimas edições. Após Sapato sair do quarto, Domitila e Marvvila aconselham Dania a sempre deixar claro quando alguma atitude a incomodar, dizendo a palavra-chave Não.
Após os acontecimentos, marcas patrocinadoras do programa se pronunciaram sobre o ocorrido, repudiando a postura de MC Guimê e Cara de Sapato. Entre eles uma nota publicada nas redes sociais, pelo Mercado Livre, um dos maiores patrocinadores do programa, repudiou as atitudes dos brothers em um post com a mensagem “chega de assédio” entre outros. Vale lembrar que a edição deste ano conta com um número recorde de patrocínio. Ao todo, 12 marcas estão presentes no programa, diferentes tipos de ações.
Comportamento é crime?
Popularmente chamamos de assédio toda forma de abuso físico ou psicológico cometido contra outra pessoa (na maioria das vezes uma mulher). Obviamente, qualquer conduta sem consentimento é inadequada e criminosa. Não se avança sobre o corpo de outra pessoa sem a sua autorização.
O encostar ou passar a mão é enquadrado como crime de importunação sexual, com pena de reclusão de 1 a 5 anos. Há um detalhe a ser observado: estar embriagado não exime ninguém da responsabilidade pelo crime. Em outras palavras, alegar embriaguez não tira a responsabilidade pelo crime e nem o fato de estar em uma festa.
Também é importante ressaltar que esse tipo de conduta, infelizmente, ocorre diariamente sobretudo contra mulheres, submetidas a um nível de violência inaceitável e que requer providências imediatas por parte de nossas autoridades. Fechar os olhos para condutas consideradas “menores” somente perpétua tais condutas.
Direto da Redação com fotos das Redes Sociais
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.