Nas últimas semanas, Pouso Alegre tem sofrido com as ocorrências de queimadas. Uma delas atingiu o Horto Florestal causando danos para a flora e a fauna.
O tempo seco e os hábitos como jogar pontas de cigarros, acender velas em rituais religiosos, soltar balões e fogos de artifício, colocar fogo no lixo e fogueiras, por exemplo, podem dar início a um grande incêndio florestal, ameaçando a biodiversidade e as comunidades localizadas próximas as áreas florestais.
“Quando um incêndio entra na mata, a operação exige mais dos profissionais, uma vez que essas áreas são de difícil acesso, dificultando a chegada dos bombeiros até o foco do incêndio. Por isso pedimos para a população que se conscientizem e ao verem um incêndio, liguem imediatamente para a Defesa Civil ou Bombeiros”, alerta o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Renato Garcia.
Com objetivo na prevenção de queimadas, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, está tomando medidas preventivas para diminuir os incêndios florestais. Dentre essas medidas estão à manutenção de aceiros, campanhas preventivas, monitoramento das áreas mais sensíveis e rondas periódicas pelos bombeiros militares.
Outra ação importante é a manutenção de cercas da divisa do Horto. Rebanhos de gado de propriedades rurais vizinhas que ocasionalmente entram na floresta para pastar, causam pisoteamento e compactação do solo, provocando alteração no ambiente natural e prejudicando os animais silvestres.
Para denunciar o crime ambiental, basta ligar para o Corpo de Bombeiros no 193 ou para a Defesa Civil no (35) 3449-4317.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.