O projeto Unilever Sons Brasil desembarcou em solo mineiro na cidade de Pouso Alegre, numa apresentação que levou cerca de 14 mil pessoas ao Patio da Rodoviária, segundo estimativa da Polícia Militar.
Sob a batuta do maestro Edilson Ventureli, a Orquestra Sinfônica Heliópolis se apresentou no início do Show com pequena seleção de músicas em Pouso Alegre e depois acompanhou a Banda do Jota Quest neste domingo, às 18h30, no Pátio da Rodoviária.
O show foi gratuito e contou com a participação especial do grupo Jota Quest, que apresentou grandes sucessos de sua turnê de 25 anos ao lado da orquestra. A abertura fica por conta do Quinteto Amélia Gabriela. Foi a primeira vez que o Jota Quest realiza um Sgow com a Sinfônica Heliópolis.
Durante a apresentação o nome da cidade de Pouso Alegre foi repetido várias vezes, Rogerio Flauzino: “Este momento é muito bonito, já tivemos oportunidade de tocar com orquestras, tanto sinfônicas quanto de câmara, mas com a Orquestra Sinfônica Heliópolis é a primeira vez. Estamos felizes por diversos motivos. Primeiro porque é sempre bom poder participar desse tipo de evento, reunindo muitos músicos, isso traz um novo olhar para as nossas canções. Segundo porque estamos perto de Casa, (ele é de Alfenas e mora em Nova Lima em Minas Gerais). Fizemos um repertório especial das nossas músicas mais bonitas, e com a orquestra isso trouxe uma grande emoção para quem participou com a gente, Foi muito bom e bonito ao mesmo tempo! E especialmente a ideia de que estamos em Pouso Alegre, uma cidade muito querida para mim, que sou do Sul de Minas, e que frequentei muito quando era menino e adolescente”, disse Rogério Flausino. Ele lembra que a cidade já recebeu a banda em outras ocasiões. “Mas estávamos devendo um show para eles. Estava marcado antes da pandemia e não aconteceu, então, para nós, será um grande reencontro da banda com o público do Sul de Minas que eu amo tanto”. Finalizou.
O show de abertura foi do Quinteto Amélia Gabriela, grupo musical criado este ano de 2022, com repertório de música instrumental brasileira, canções do Clube da Esquina e autorais. Formado por Pedro Piacente (baixo), Tommy Coelho (bateria), Cainã Mendonça (piano), Pedro Volta (violão) e Bento Sarto (guitarra), o quinteto vem se apresentando frequentemente em espaços da cena musical paulistana, com o projeto de lançar o primeiro álbum no início de 2023.
O show gratuito em Pouso Alegre faz parte do Projeto Unilever Sons do Brasil que acontecem em parques, praças e praias e misturam a música erudita tocada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli com a música popular de diferentes nomes consagrados da música brasileira. O primeiro show do projeto aconteceu em 2019 no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com Os Paralamas do Sucesso como convidados, que reuniu um público de cerca de 20 mil pessoas.
Orquestra Sinfônica Heliópolis
A Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli (OSH) é a primeira orquestra sinfônica formada em uma favela e conta com regência titular de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky. O corpo artístico é o mais avançado do Instituto Baccarelli e, desde 2005, tem uma temporada anual fixa realizada em salas de concertos e teatros importantes da cidade de São Paulo e no contexto do país, como Theatro Municipal de São Paulo, MASP, Sala São Paulo, Teatro B32 e Auditório Ibirapuera. Além disso, em seu currículo, estão também outros importantes palcos, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Gasteig (Munique – Alemanha); Muziekgebouw (Amsterdã – Holanda), e participações em eventos como: Festival Beethoven (Bonn – Alemanha) e Rock In Rio (Brasil).
A Orquestra já tocou ao lado de grandes nomes da música nacional e internacional, não só do erudito, mas também da música popular, como Milton Nascimento, Wilson Simoninha, João Bosco, Fafá de Belém, Samuel Rosa, Mike Patton, Luciana Mello, Péricles, Mano Brown, Criolo, entre outros.
A apresentação teve Transmissão ao vivo pela web e a TV Jornal da Cidade se fez presenta para registrar os melhores momentos deste evento fantástico que reuniu mais de 14 mil pessoas que cantou e encantou junto à apresentação. Apesar de o tempo estar instável, não choveu o que aumentou a alegria dos fãns que lá compareceram para prestigiar o evento.
Jota Quest
O grupo fez seu primeiro show como J. Quest, inspirado no desenho animado Jonny Quest e na banda de acid jazz Jamiroquai, ideia do baixista PJ. Na época, o grupo circulou pelos bares e faculdades de Belo Horizonte/MG e chegou a reunir mais de duas mil pessoas por apresentação. Com isso, a banda foi conquistando espaço. O contrato com a Sony Music veio em seguida e o primeiro disco foi lançado em agosto de 1996.
O visual dos anos 70, representado na capa do álbum de estreia por roupas características e enormes perucas black power da época, agradaram ao público e à mídia. Não demorou muito para as músicas “As Dores do Mundo” e “Encontrar Alguém” cantadas em Pouso Alegre, conquistarem as rádios de todo o Brasil. Mas levou um tempo ainda para se apresentarem na televisão. No dia 11 de janeiro de 1997, eles foram convidados pela Xuxa a irem se apresentar no programa que na época se chamava “Xuxa Hits” da Rede Globo. Foi a primeira apresentação do Jota Quest na televisão aberta, de lá para cá o grupo só cresceu e nestes 25 anos tem sido sucesso em todo lugar que se apresentam.
Em 22 de setembro de 2017, a banda lançou o primeiro álbum acústico da carreira, Acústico Jota Quest, também é conhecido pelo seu subtítulo Músicas para Cantar Junto. As gravações do álbum ocorreram em um show realizado no Estúdio Quanta, em São Paulo, e contou com participações especiais de Marcelo Falcão e Milton Nascimento. O álbum traz três músicas inéditas: “Morrer de Amor”, “A Vida e Outras Histórias” e “Você Precisa de Alguém”.
Em Pouso Alegre, foi a primeira apresentação no Projeto Unilever Sons Brasil e no final da apresentação o vocalista Rogério Flauzino fez questão de pousar com o grupo e orquestra para registrar algumas fotos que farão parte do seu memorial.
Direto da Redação com informações colhidas nas Redes Sociais
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.