A família do pouso-alegrense Miguel Reimberg iniciou no meio deste ano uma campanha para doação de medula. Diagnosticado com Aplasia de Medula Óssea, uma doença grave que tem cura por meio de um transplante, o adolescente ganhou apoio de empresas e autoridades, como por exemplo, o Pouso Alegre Futebol Clube, que aderiu à ação com posts nas redes sociais e entrando com uma faixa em campo durante os jogos no Manduzão.
Na época, vereadores também compartilharam o post da campanha. Nesta terça-feira (29), o adolescente Miguel esteve juntamente com a sua família na Câmara de vereadores a convite do vereador Miguel Junior Tomatinho (PSDB). O garoto gravou com o vereador um vídeo sobre a importância da doação de medula e de sangue.
Previstos para serem apreciados em segundo turno, na sessão ordinária desta terça (29), dois projetos de lei de autoria do vereador Miguel tratam sobre o assunto: o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Incentivo à doação de medula óssea e de sangue do cordão umbilical e placentário; e o que dispõe sobre medida de incentivo à doação voluntária de medula óssea.
O objetivo segundo o vereador Miguel é “informar, sensibilizar, conscientizar e difundir a necessidade da existência de doadores de medula óssea e de sangue do cordão umbilical e placentário, além de desenvolver atividades de orientação, capacitação e educação continuada sobre transplantes, doação e identificação de doadores, para profissionais da área da saúde, especialmente aos que atuam nas unidades de obstetrícia, oncologia e no Programa de Saúde da Família”. Além disso, o vereador em suas matérias coloca a ideia de isentar da taxa de inscrição para concursos públicos o doador de medula óssea no âmbito do Município Pouso Alegre/MG.
Para se tornar um doador de medula óssea basta procurar o hemocentro da sua cidade ou região, ter idade entre 18 e 35 anos e bom estado de saúde.
Ascom/CMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.