Morreu em Pouso Alegre na tarde deste domingo. o médico Dr. Marcos Mesquita Filho, popular Mesquistão. A cidade acordou mais triste esta segunda-feira, além de médico, ele foi vice-prefeito em Pouso Alegre na gestão de Enéas Chiarini, entre os anos 2001 a 2004.
Em 2022, Mesquitão foi agraciado com a comenda “Nonô e Naná’ dedicada a artistas. Mesquitão também era artista e fazia parte do Grupo Imbuia. com quem fez grande sucesso.
O ex-prefeito Eneás Chiarini, assim que soube do falecimento do Dr. Marcos Mesquita Filho assim se expressou:
“Como é difícil neste momento de grande tristeza falar do falecimento de um bom e leal amigo Dr. Marcos Mesquita Fiho. Foi meu vice-prefeito e secretário de saúde municipal. Durante esse período pode implantar vários programas na saúde e muitas realizações como a abetura de UBS e Pronto Atendimento
Profundo conhecedor de saúde pública pela sua formação. Médico, professor, doutorado em saúde pública pode fazer da saúde de Pouso Alegre reconhecida por toda população.
Sua vocação por uma saúde voltada aos menos favorecidos fez com que sua passagem pela secretaria deixasse marcas indeléveis como administrador, competência, honesto e de um coração afável e acolhedor.
Mesmo não sendo de Pouso Alegre, aqui fincou raízes, e amou nossa terra como poucos. Exerceu outros cargos na área da saúde como superintendente da Saúde Regional.
Além de médico, tinha uma profunda vocação pela música. Deixou, também, um legado no campo da cultura.
Meu amigo neste momento só posso pedir a Deus que acolha sua alma em sua glória e conforto para a esposa professora Vânia Mesquita e seus dois filhos. Meu caro Mesquita você partiu, deixou nosso coração triste e nossa alma saudosa. Minha eterna gratidão”. Eneás Chiarini.
A Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre em nota lamentaram a morte do ilustre Mesquitão, por tudo que ele representou ao município e sua gente.
A FUVS também publicou nota de pesar: “A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí e suas unidades mantidas (Universidade do Vale do Sapucaí – Univás- Hospital das Clinicas Samuel Libânio – HCSL – Colégio Anglo Pouso Alegre e Colégio Técnico João Paulo II) lamentam o falecimento do médico e ex-professor da Univás, Marcos Mesquita Filho, conhecido por Mesquitão. Aos familiares, parentes e amigos, nossos sentimentos.
Luto oficial de três dias
O prefeito de Pouso Alegre, Coronel Dimas, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do Dr. Marcos Mesquita Filho, ocorrido na noite de domingo (22).
Mesquitão, como era carinhosamente conhecido, foi também Vice-Prefeito de Pouso Alegre, médico, músico, professor da Universidade do Vale do Sapucaí, Diretor da Regional e Secretário Municipal de Saúde.
Em nome do povo de Pouso Alegre, a Prefeitura externa seus profundos sentimentos aos familiares de Marcos Mesquita Filho e a todos amigos.
Nota da Redação
O jornalista e padre Neilo Machado lamentou a morte de Dr. Marcos Mesquita e assim escreveu: “Mesquitão foi meu amigo do coração, autor da música de abertura do Programa Escola X Escola exibida pela então TV Libertas em Pouso Alegre. Neste momento de dor e saudades, nossas preces e um sentimento de que a cidade perde um dos seus mais querido filho. Médico, professor e artista ele cantou e encantou e, do seu jeito de ser, sempre deu o exemplo que, acima de títulos e diplomas o importante era ser feliz e humilde. Descanse em paz meu
amigo, leve sua alegria a Deus e conforte com sua bondade os que aqui permanecem lembrando de você com muito carinho e saudades.”
O Corpo do Dr. Marcos Mesquita Filho está sendo velado na Câmara Municipal de Pouso Alegre. O sepultamento ocorrerá, nesta segunda-feira, 23 de janeiro, às 16:00hs.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.