Morreu no dia 13 de setembro de 2022, às 20:30hs, Monsenhor João Aparecido de Faria em seu leito, onde residia, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre, local onde viveu seus anos de sua vida, desde 2007 e nos últimos três meses, já adoentado recluso em seu apartamento em constante orações para o povo de Pouso Alegre e região que tanto amava.
Com a morte de Monsenhor João Faria encerra-se, a geração dos padres que foram ordenados pelo Bispo Dom Oscar de Oliveira, nos anos 50.
Pouso Alegre recebe com tristeza a informação do passamento deste padre tão carente e cheio de amor ao próximo – Monsenhor João Aparecido de Faria jamais será esquecido. Muitas mensagens estão sendo postadas para o homenagear.
O Ex prefeito Rafael Simões, candidato agora ao cargo de Deputado Estadual, assim manifestou suas condolências: “Lembro dos trabalhos de evangelização de Monsenhor João Faria como vigário paroquial da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre. Monsenhor João Faria deixa um legado de fé, amor e devoção. Nascido em Paraisópolis, no bairro Lagoa, aos 12 de outubro de 1933, Meus sentimentos aos familiares, amigos e a nossa querida Arquidiocese de Pouso Alegre que perde um grande sacerdote que deixa um legado de evangelização e amor por Nossa Senhora”.
O presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Vereador Dom Dionísio Airton Pereira assim se manifestou: “Descanse em paz! Obrigado pelos muitos anos de convivência fraterna, no clero, na catedral e no seminário. Tem minhas orações e meu respeito.
O Deputado Estadual Dr. Paulo Valdir disse: Com pesar recebemos a notícia do falecimento do Monsenhor João Aparecido de Faria aos 88 anos. Natural de Paraisópolis, foi ordenado padre em dezembro de 1958 e viveu os últimos anos de sua vida no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre. Aos familiares e amigos do Monsenhor João Faria nossa solidariedade pela irreparável perda”.
O corpo de Monsenhor João Faria, será velado durante à noite, na Capela do Seminário. À partir das 9hs o féretro seguirá para a Igreja São José Operário, Pouso Alegre; depois, para Paraisópolis, onde haverá Missa Exequial e sepultamento. Os horários de Missas e sepultamento serão comunicados pela Arquidiocese de Pouso Alegre
Monsenhor João Faria
Nasceu em Paraisópolis/MG, no Bairro Lagoa, em 12 de outubro de 1933. Descansou no Senhor, aos 13 dias de setembro de 2022, precisamente às 20:26hs, em seu leito no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre, onde viveu os últimos anos de sua vida, desde 2007 e, há mais de três meses, recluso em seu apartamento, veio a conviver com a fase da manifestação da doença.
Numa irmandade de 13 filhos, era o primogênito do casal Antônio Pereira de Faria Sobrinho e de Maria Lopes de Faria, tendo sido batizado por Monsenhor Dutra. Monsenhor João Faria, iniciou seus estudos no Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre (atual prédio da Escola Estadual, ao lado da residência episcopal) de 15 de abril de 1947 até 31 de Dezembro 1951.
Depois, em Mariana/MG, fez os seus estudos de Filosofia e Teologia de 01 março de 1953 até final de 1958. Recebeu a tonsura em 08 de dezembro de 1955 e as ordens menores em 08 de dezembro de 1956, tendo sua iniciação clerical aos 08 de dezembro de 1957 com o subdiaconato e o seu diaconato aos 06 de janeiro de 1958. A sua ordenação presbiteral aconteceu em Paraisópolis, tendo sido ordenado pelas mãos de Dom Oscar de Oliveira no dia 14 de dezembro de 1958.
O “Faria”, com outros de seus colegas de turma de nossa arquidiocese (Natalino, Nogara, Poggetto, Vicente, Benedito, Otávio, Lobinho e José Amaury) compunham o conhecido grupo de padres “GS-58” (Grupo Sacerdotal dos ordenados naquele dezembro de 1958), marcado pela bonita amizade e pelos fraternos encontros anuais, tendo entre eles padres de outras dioceses.
Da Arquidiocese de Pouso Alegre , o “Faria” era o último desse grupo que ainda vivia até essa data de sua Páscoa quando resolve voltar a casa do Pai. Com a sua morte encerra-se, também, a geração dos padres que foram ordenados por Dom Oscar de Oliveira.
Crendo na Ressurreição, porque Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11, 25), A diretoria do Portal TV Jornal da Cidade apresenta aos familiares, aos seus ex-paroquianos e, em especial, aos seminaristas, padres formadores do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora e todo o clero nosso profundo sentimento de pesar. Juntamente com o povo desta cidade estaremos em orações e preces pelo seu sufrágio e o consolo de todos, sem dúvida uma lamentável perda para todos nós que ao longo dos anos aprendemos a amá-lo e a respeitá-lo. Descanse em paz bom amigo Mons. João Aparecido de Faria.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.