O contrabaixista Ubirajara Penacho dos Reis, conhecido como Bira, morreu neste domingo 22 de dezembro em São Paulo, aos 85 anos.
Bira fez parte do Sexteto, banda que acompanhou o apresentador Jô Soares nos programas Jô Soares Onze e Meia, no SBT, e Programa do Jô, na TV Globo. Também integravam a banda o guitarrista Tomati, o pianista Osmar Barutti, o trompetista Chiquinho Oliveira, o saxofonista Derico e o baterista Miltinho.
Nascido em Salvador, Bira estava internado desde a última sexta-feira, 20, no Hospital Santa Maggiore, na Mooca, zona leste da capital paulista, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
O que mais de extraordinário Bira nos deixa talvez seja o ruído das suas gargalhadas.
Ubirajara Penacho dos Reis (5 de setembro de 1934 – 22 de dezembro de 2019) seja o som de seu sorriso contagiante primordialmente associado a este músico baiano popularmente conhecido como Bira em todo território nacional.
Mas também o som elétrico extraído do manuseio das cordas do baixo também foi uma marca de Bira, que ganhou fama nacional ao integrar o sexteto arregimentado por Jô Soares para o talk-show que Jô – apresentador, escritor, diretor, ator, humorista e também músico – comandou na TV de 1988 a 2016, primeiramente no SBT e desde 2000 na TV Globo.
Três anos após sair do ar, Bira sai de cena aos 85 anos, deixando na memória do público o riso que fazia rir também os telespectadores do Programa do Jô e também a refinada musicalidade.
Bira foi diplomado na escola da Bossa Nova. E, por isso mesmo, desde cedo conseguiu dominar a língua do jazz, idioma que praticou quando tocou em boates de Salvador (BA) nos anos 1960, décadas antes da criação do sexteto do Jô.
Como integrante do sexteto, Bira gravou com Jô Soares um disco ao vivo editado em 2000 com o registro de show captado em novembro de 1999 em casa de shows da cidade de São Paulo (SP). Neste disco, Jô e o sexteto tocam músicas do songbook da canção norte-americana de acento jazzístico – como A night in Tunisia (Dizzy Gillespie, 1942), Caravan (Duke Ellington, Juan Tizol e Irving Mills, 1936) e Summertime (George Gerswhin, DuBose Heyward e Ira Gershwin, 1935) – entre tema de autoria de Jô com o sexteto, Enkrenka.
A saída de cena de Bira entristece não somente os telespectadores, mas também os artistas convidados a falar e a cantar no Programa do Jô que por não existir mais, nos deixa uma saudade ainda mais profunda.
Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do músico.
Direto da Redação com informações da AN/JC
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.