Uma mulher de 26 anos deu à luz nos Estados Unidos a um bebê gestado a partir de um embrião congelado há 24 anos, segundo divulgou nesta quarta-feira, 20/12 a imprensa americana. Esse é o embrião mais antigo congelado que chegou a nascer.
Emma Gibson é o nome da menina que foi gestada no Estado do Tennessee a partir de um embrião armazenado em outubro de 1992, ou seja, um ano e meio depois do nascimento da mãe, Tina Gibson.
“Eu só queria ter um bebê”, disse a jovem mãe americana à emissora de televisão CNN. Tina ressaltou que não se importava se a gestação seria “um recorde mundial ou não”.
Feliz, a mais nova mãe, disse que a filha é o seu “presente de Natal”. O bebê pesa três quilos e mede 50 centímetros. Tina Gibson ficou grávida em março através de inseminação artificial. O parto foi em 25 de novembro. O pai, Benjamin Gibson, de 33 anos, disse estar apaixonado pela criança.
A inseminação artificial foi realizada no Centro de Doação Nacional de Embriões dos EUA, em Knoxville. O local recebe a doação de embriões de pais que não querem mais ter filhos e os disponibilizam para outros casais.
Os Gibson recorreram ao método por não poder ter filhos. “A Emma é um milagre doce que nos aconteceu. Acho que ela parece lindamente perfeita por ter sido congelada todos esses anos”, afirmou o pai da menina.
Antes de Emma, o embrião congelado mais antigo a ser implantado e nascer era um de 20 anos. Esse embrião gerou um menino que nasceu em 2010 no Estado americano de Virginia.
A decisão de adotar um embrião foi tomada após problemas na concepção natural do casal. “Meu marido sofre de fibrose cística, então a infertilidade é comum. Diante disso, nós decidimos que estava na hora de adotarmos, e estávamos bem com isso”, pontua. Antes de tentar gestar Emma, eles tiveram contato com várias crianças até optarem pela transferência embrionária, bastante incentivada pelas famílias do casal.
Depois de uma bateria de exames para verificar se o útero de Tina seria fisicamente capaz de receber Emma, os atuais pais da criança foram chamados pelo perfil de doadores que haviam escolhido e a gravidez aconteceu. O nascimento da bebê se constituiu um recorde mundial do embrião mais antigo que conseguiu vir ao mundo, nas condições de congelamento.
Fonte: Correio Braziliense
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.