O prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico Dino Franciscato se reuniram na prefeitura na tarde de quarta-feira, 26/9 com o presidente da Companhia no Brasil e COO na América Latina Claudio Gekker, que estava acompanhado de demais diretores, para assinatura de protocolo de intenções para a instalação de uma Multinacional Arysta em Pouso Alegre/MG. Com início das obras previstas para este ano de 2018.
Fabricante do icônico pão australiano do Outback e das tortinhas do McDonald’s, a suíça Aryzta vai iniciar neste ano em Pouso Alegre a construção da quinta fábrica de panificação congelada no Brasil. O município foi escolhido como o melhor local para o investimento recebendo de sua diretoria a melhor pontuação, principalmente por sua localização geográfica.
O prefeito Rafael Simões comemora tão importante investimento, nesta parceria de intenções numa época de crise poder oferecer, mão de obra e gerar novos empregos para a cidade e região. Serão investidos R$ 150 milhões para erguer uma unidade com 12 mil m2 no Distrito Industrial da cidade, dedicada à produção de pães na região Sudeste de Minas Gerais. Depois de pronta, em 2020, ela será a maior fábrica da companhia, que atua em 19 países atualmente.
Listada na bolsa de Zurique, a Aryzta é a terceira maior empresa de panificação do mundo atrás do Grupo Bimbo, do México, e da japonesa Yamazaki Baking. Entre as redes atendidas estão Burger King, Starbucks, Abbraccio, Bob’s, Casa do Pão de Queijo e Subway, sendo responsável pela fabricação dos cookies. No varejo, vende pães e bolos congelados para o Grupo Pão de Açúcar (GPA), Walmart e Prezunic.
Claudio Gekker, presidente da companhia na América Latina, contou na coletiva realizada no gabinete da prefeitura que a nova fábrica, a maior do grupo no Brasil atenderá a demanda crescente por pão de hambúrguer. “Fornecemos para mais de 20 mil pontos de venda no país, inclusive redes menores, com 30 lojas”. A intenção também é incentivar o brasileiro a consumir outros tipos de pães, como artesanais e multigrãos.
Desde 2014, a multinacional suíça investiu ao redor de R$ 240 milhões no Brasil, onde está há 35 anos. Parte da produção é exportada para países como Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai. Uma das unidades de panificação está localizada em Osasco/SP, no complexo industrial que atende o McDonald’s, junto com outras empresas fornecedoras da rede como JBS e Martin Brower.
No Brasil, as gigantes de fast-food representam mais de 50% da receita. “Existe espaço para crescer porque o mercado é muito fragmentado. Apesar do ritmo lento de recuperação econômica, não alteramos nossos planos, tanto que estamos nos preparando para fazer nosso maior investimento aqui em Pouso Alegre”, afirmou Gekker. Ele também disse que a fábrica é líder no mercado de panificação de congelados e em três anos, estará oferecendo 200 empregos diretos e 1.200 indiretos para Pouso Alegre e Região.
O prefeito Rafael Simões disse “que é uma alegria receber a Aryzta em Pouso Alegre, que está na rota do que o Brasil deveria estar, no momento do crescimento”. Disse também que “aqui é a materialização do discurso que sempre fez, que Pouso Alegre é uma cidade que tem um potencial imenso, e é por conta disso, que o presidente Claudio Gekker levou sua equipe a escolher nossa cidade para instalação da sua maior indústria, da Aryzta entre os 19 países onde está presente.” E conclui: “Vai inclusive motivar e incentivar a agricultura para a questão do trigo, o que é muito importante porque é mais uma cadeia a ser explorada pelo produtor rural. Estamos no caminho da prosperidade , quero agradecer ao presidente Gekker e sua equipe por este investimento em nossa cidade, Pouso Alegre”.
A ARYZTA é uma empresa de alimentos com sede em Zurique, com operações nas Américas, Europa, Ásia, Austrália e Nova Zelândia.
Reportagem: Neilo Machado / Produção e Edição: Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.