O espaço “Memórias da Cultura Negra de Pouso Alegre”, no Museu Histórico Tuany Toledo, reúne fotos que contam a história de luta do movimento negro no município, desde o início do século XX, na busca de atingir os direitos e o reconhecimento da sociedade.
Um grupo de negros fundou o Clube 28 de Setembro em 1904. Entre os fundadores, estavam Isidoro da Silva Cobra e Mirabeau Ludovico, muito conhecidos na cidade. O clube possuía escola, banda musical e um grupo de teatro, ajudando negros a conquistarem novos espaços na sociedade.
“Neste espaço criado recentemente, procuramos retratar algumas das memórias da cultura negra de Pouso Alegre, com a história da luta do movimento negro para alcançar direitos e pelo reconhecimento de sua cultura junto à comunidade local. Falta ainda acrescentarmos o título que identificará o espaço para os visitantes, o que já está em fase de elaboração”, explica do diretor do Museu Tuany Toledo, Mayke Riceli.
O Dia da Consciência Negra é celebrado neste sábado, (20), em todo o país em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco.
Em Pouso Alegre, a Câmara de Vereadores instituiu o Dia da Consciência Negra como feriado municipal em 2015.
Ascom/CMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.