Mais um mutirão de cirurgia de cataratas está sendo realizado hoje, dia 24 de janeiro, no Hospital Oncológico Samuel Libânio com o procedimento em 90 olhos de pacientes de Pouso Alegre e várias cidades da região. O deputado federal Rafael Simões pode acompanhar de perto a importante ação de saúde. “Hoje é um dia extremamente importante e emocionante, pois estou acompanhando 90 cirurgias de cataratas e eu fico muito feliz de estar participando desse momento por meio de emendas, lembrando que nós temos aí um compromisso de fazer pelo menos mais mil cirurgias ainda esse ano. Eu quero aqui inclusive relatar a história do senhor Eduardo de Santa Rita do Sapucaí que chegou sem enxergar nada e saiu da cirurgia com uma alegria imensa, pois está enxergando perfeitamente. Vamos continuar trabalhando pela saúde de qualidade e por todas as cidades da região cidades. Vamos juntos”, afirmou Rafael Simões.
A secretária municipal de Saúde de Santa Rita do Sapucaí, Sílvia Regina Pereira, também acompanhou pacientes durante o mutirão. “Em nome nos municípios pequenos aqui da região que estão sendo beneficiados com esse mutirão, agradeço o deputado Rafael Simões e o Complexo Hospitalar Samuel Libânio. Agradecemos essas emendas, pois elas contribuem muito para que resolvamos a situação das filas desses nossos pacientes nos municípios”, ressalta Sílvia.
Com o mutirão desta sexta-feira, o Hospital Oncológico já soma 500 cirurgias de catarata. “O médicos e enfermeiras me trataram muito bem e trabalharam bem também. Estou sentindo que eu nasci de novo. Antes eu não enxergava nada mesmo, só uma neblina acabei perdendo o equilíbrio de tudo. Agora eu estou vendo tudo. Nasci de novo”, declarou o paciente Eduardo Salviano Vilas Boas.
A paciente Zélia Maria da Fonseca Moraes da cidade de Heliodora fez questão de agradecer pelo atendimento. “Eu tinha feito do olho direito e hoje vim fazer do olho esquerdo. É um ganho muito grande para minha vida. Sempre trabalhei como artesã e antes da cirurgia não conseguia nem enfiar a linha na agulha. Agora eu vou poder voltar a costurar, fazer as minhas coisas e viver bem melhor. Agradeço a todos por essa cirurgia tão importante pra mim”, disse.
Para o médico responsável pelas cirurgias, Hernani Dias de Souza, o mutirão pode ser considerado uma ação social. “Atuamos aqui junto ao paciente que não tá enxergando direito, que deixou de trabalhar, deixou de contribuir para sua casa, deixou de conviver com a família, e está em um processo de dessocialização. Então, estamos muito agradecidos por todos que estão envolvidos para que o paciente chegue até nós e possamos melhorar sua saúde e qualidade de vida.
Dr. Hernani explica que a cirurgia de catarata é um procedimento para remover a lente do olho e, na maioria dos casos, substituí-la por uma lente artificial. Normalmente, a lente do olho é transparente. A catarata faz com que a lente fique turva, o que acaba afetando a visão.
A enfermeira responsável, Ana Carla Carvalho Lorena, conta que o próximo mutirão está programado para março. “As pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde dos seus municípios, que fazem esse encaminhamento para nosso hospital. Os pacientes ficam muito contentes, muito satisfeitos. Então, devolver a visão para os pacientes é muito gratificante para todos nós da equipe”, conta Ana Carla.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.