Daqui a pouco o ano termina. Com a ida dele, chega a expectativa de uma nova temporada. O desejo de fazer diferente, a vontade de modificar o que não está legal, a ânsia de crescer e abraçar todos os planos do mundo. Finais de ano servem de balanço, de balança. A gente vai e vem, o pensamento viaja, o coração faz retrospectiva, a memória guarda o que foi bom e tenta passar a perna na parte amarga da vida. Afinal quem ainda não é o maior, tem a obrigação de ser o melhor.
Todo bom empresário e jornalista sabe que, um de seus maiores atrativos, são aqueles que fazem seu negócio se tornar uma realidade, primeiro o criador, em seguida os clientes que compram os produtos, a sua ideia, depois, os colaboradores que acreditaram no projeto e contribuem com seu apoio e amizade,em seguida, os funcionários que trabalham colhendo informações e redigindo matérias, os diagramadores e finalmente os jornalistas que arrumam as notícias e a postam do verbo postar. Ah! Não podemos nos esquecer, os que divulgam e as promovem. Assim neste vai e vem, as informações chegam, são checadas seus conteúdos e veracidade. Os internautas por últimos, tornam se os primeiros porque se empenham para que o produto noticiado seja produzido com interesse, de maneira rápida e objetiva, as notícias do jeito que gostam.
Parcerias importantes se juntaram nesta ciranda de informações e conteúdos a nós neste primeiro ano e, muito contribuíram na manutenção de um site que já nasceu grande por fora e por dentro, um portal que deixou de gatinhar, cresceu e hoje está com 18 anos de experiência na imprensa escrita. Que sempre foi líder no mercado editorial na cidade de Pouso Alegre e Região, com uma equipe de profissionais que são a base de todos e de tudo prontos para levar a boa informação.
Pensando nisso, montamos nossa plataforma de trabalho e nos organizamos, e acredito, fizemos o melhor para o manter alimentado durante 24 horas com as principais notícias do município, da Região Sul Mineira, do Estado, do País e do Mundo, para atender internautas, redes sociais, empresas, indústrias, empresários, professores e alunos que se tornaram leitores assíduos, nos prestigiando, interagindo, vivenciando diariamente uma realidade de fatos e acontecimentos nesse ano que termina daqui a pouco e que serão, de extrema importância para o ano novo que está rompendo.
Nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade, ou, o maior seja o melhor. Porém, se um site, um portal, um facebook é bem acessado, é provável que isso seja uma consequência de um bom conteúdo. Não há como apontar o melhor portal de notícias de Pouso Alegre e Região, pois aqui em nossa cidade, cada um se identifica com o seu modo de trabalhar, o layout, ou mesmo possui uma imagem credível de um e de outro. Opinião é algo que não deve ser discutido. Portanto, nos posicionamos cada qual, com base no número de visitas e na compilação entre as ferramentas que disponibilizamos para os nossos internautas e visitantes na certeza de que não viemos para competir e sim para integrar.
Sabemos que o G1 é disparado o maior site de notícias do Brasil, e vê de longe os concorrentes. A nós do JC cabe um jornalismo sério e com conteúdos de multimídia confiável, tirando proveito da internet, nesta nova era em que vivemos e precisamos nos comunicar com rapidez e eficiência, principalmente sobre os tradicionais meios de comunicação que deparamos a cada dia, a cada instante, com boa vontade de chegarmos lá, vamos navegando no mesmo balanço do vai e vem.
Um ano, caros leitores, é feito não apenas de dias, semanas e meses, mas da colaboração de todos aqueles que estão empenhados no sucesso de uma ideia, de um objetivo, de um negócio. Chega um momento que, para sobreviver, você é obrigado a mudar, acompanhar os novos tempos, e apresentar um bom produto que se pretende vender. Existe um ditado muito popular que diz, “uma andorinha sozinha não faz verão”, essa é uma metáfora que pode ser aplicada ao mundo empresarial da comunicação em massa. Nossa meta é caminhar juntos!
O negócio somente prospera, se houver a colaboração de todos os setores envolvidos nesta matéria prima, mão de obra, logística e consumidor final. Seria praticamente impossível tomar conta de todas as notícias que nos rodeiam sozinhos, por isso, nosso especial carinho aos que se divulgam, aos que buscam alternativas, aos que comparam este com aquele e espalham notícias, que julgam, que elogiam, que criticam. Nosso carinho especial aos que fazem e escrevem, que copilam, que compartilham, que investigam e vão atrás, aos que seguem a risca a ética de imprensa para consolidar suas informações.
É muito bom termos uma maneira de agradecer a todas essas pessoas que fazem parte de nossas vidas, que nos ajudam a contar histórias reais do comportamento humano, muitas vezes invisíveis nos informando a todo instante, de todas as partes, como fazem muitos internautas através de seus celulares, são peças fundamentais para um bom jornalismo cada dia mais exigente, cada dia mais compromissado com a verdade. Doa a quem doer nunca esteve tanto em alta como neste terceiro milênio que chega também aos seus 18 anos.
E, por alguns minutos, façamos uma pausa… para que a virada do ano aconteça. Muitos se foram, amigos, parentes, conhecidos, vizinhos, pessoas de todas as idades, famosos e anônimos, mas, a vida continua e a esperança aumenta para aqueles que permanecem firmes na fé e otimistas quanto ao futuro. A verdade é uma só, “se por vezes levamos a tristeza, procuramos compensar com a alegria, e se isso foi feito é porque assim a vida é composta”.
O Portal tvjornaldacidade.com é um novo site que veio para ficar e se consolidar entre os demais existentes. O formato que foi lançado tem como objetivo unificar a experiência do usuário em todas as plataformas, valorizando o ambiente mobile. Isso porque atualmente, 61% dos 39,1 mil de usuários únicos do nosso site acessam o portal pelo celular. O projeto desde seu início, a home tem sido responsiva, com capacidade de adaptação do conteúdo para diferentes telas.
Sempre valorizamos essa navegação, com maior personalização e frequência. Diariamente o nosso portal publica matérias locais e de diversas partes do mundo e uma média de 20 vídeos mensais. No site, o ambiente é personalizado, em todas as telas para facilitar uma leitura dinâmica. Entre as novidades, está um feed de notícias infinito e ainda a possibilidade de assistir aos vídeos sem sair da página, mantendo a navegação na mesma tela. O portal também agrega coberturas com temas de interesse do internauta e oferece, com exclusividade, os vídeos de telejornais de outros veículos quando o assunto é de interesse global, porém, a maioria é produção nossa, criadas pela TV Cidade. Também muitas vezes colocamos o nosso ponto de vista, opinando, comentando algumas matérias, interagindo com nossos leitores e anunciantes.
A área comercial também traz novidades. O projeto busca melhorar a veiculação de campanhas mobile, além de disponibilizar um número maior de espaços comerciais, como a possibilidade da inserção de banners no feed de notícias infinito com possibilidade de serem também veiculadas na imprensa escrita através do “jornal da cidade”. Também foi criado um espaço fixo para as chamadas dos especiais publicitários e apoiadores do site, oferecendo mais autonomia de divulgação, além de facilitar a mensuração de resultados. Bom para quem lê, ideal para quem anuncia.
Mas agora voltemos ao fim do ano, e essa é nossa última matéria desse ano que se encerra. Conta-se regressivamente o tempo até que explodam nos céus fogos de artifício anunciando um novo ano!… E tudo recomeça em 2018!!! Aparentemente nada mudará. E amanhã, quando um novo dia anunciar um novo ano, lá estaremos nós, correndo atrás de notícias e informando, porque assim tem sido a nossa missão desde 1º de Agosto de 1999.
Um dia não faz diferença do outro, mesmo se as datas mudam, se o ano muda, se tudo se transforma. Somos nós sim, hoje e sempre, mais vividos e experientes que ontem. Somos nós trazendo na bagagem nossa história, para contar a história de outros que, querendo ou não, acabam contribuindo para as estórias da humanidade. Somos nós cheios de promessas, com vontade de ir mais adiante, porém, com resultados positivos, surpreendentes para quem deseja de fato estar bem informado.
Para se recomeçar alguma coisa, repetimos, é necessário estabelecer metas, criar sonhos, se inventar objetivos, fazer planos e trabalhar por eles. Sem isso, estacamos e a vida perde o senso de continuação. Se alguém se perde num oceano e não vê nada, se afoga, mas enquanto tiver a visão de uma ilha, ele vai lutar para chegar a ela. E nesse mar da vida, nossa ilha é nossos objetivos, um jornalismo dinâmico que nos motivam e dão sentido a tudo o que fazemos.
Certo, tudo o que planejamos não se realizará nos próximos trezentos e sessenta e cinco dias! Mas quão grande é a alegria do jardineiro ao ver brotar ao menos uma flor na terra onde laborou com todo o seu coração!!! Se, pelo menos, um dos nossos grandes sonhos for levado adiante, por ele vai ter valido a pena todo o esforço da caminhada. É desta forma que caminharemos junto a outros formadores de opinião desta terra abençoada pelo Senhor Bom Jesus!
Nunca diremos que nosso sonho é inacessível se ainda não demos o máximo do que poderemos dar por ele! Não passa por nossa cabeça que uma estrela é inalcançável por que estamos na terra e ela no céu. A vida tem mistérios insondáveis e podendo apreciar o brilho dela já é o primeiro passo para trazê-la até nós e distribuí-la até vocês. Deus nos fornece todas as ferramentas de que precisamos para construir nossa vida, mas a nós cabe o uso dessas. Lembre-se que o amor é a única chave que abre todas as portas. Repetimos: “não nascemos para competir e sim para integrar!”
Não vamos olhar para os lados para ver se o nosso vizinho corre mais ou se está a frente, se constrói melhor ou pior. Todos tem direito a um lugar ao sol e também à sombra. O tempo que muitos perdem com isso poderia ser aproveitado para que avancem mais adiante. Concentrando-se no seu trabalho e nas suas metas para o próximo. Não gastemos nossa energia com preocupações fúteis. O mais importante é chegar ao fim do ano, consciente da missão comprida a que nos propusemos.
Um ano novo pode não significar uma vida nova, mas nada impede que você tenha uma vida renovada. E isso é tudo o que desejamos para você! Amigos do Face, das Redes Sociais, amigos do Site e Amigos da Labuta, tomara, sejamos portadores de boas notícias em 2018. Enfim, vamos escrevendo a nossa história e contando histórias e estórias neste interminável vai e vem. Que possamos contar uns com os outros e fazer de Pouso Alegre o maior centro de notícias desse país gigante pela própria natureza, na certeza de que o maior portal de notícias do Sul de Minas, somos nós que fazemos!
Ano Velho vai! Ano Novo vem! Tenham todos um renovado 2018. Obrigado por serem nossos seguidores!
Equipe do Jornal da Cidade
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.