Nesta quinta-feira, dia 19 de maio, começou mais uma etapa importante da obra do Hospital Oncológico Samuel Libânio: a fase de capeamento e concretagem. “Começamos os capeamentos das lajes alveolares e travamento total da estruturas. O processo começa com as lajes niveladas e equalizadas.
Em seguida são feitas as armações das lajes com as telas de aço soldadas e armação da ferragem negativa das vigas. Depois disso, vem a capa de 9cm de concreto resistente FCK25”, explica o engenheiro responsável, Lucas Borges. Ele esclarece que depois do capeamento total, a estrutura toda com pilares, vigas, lajes, é travada e então é trabalhado o pavimento do prédio em um corpo só.
A obra do Hospital Oncológico segue o sistema pré-moldado específico para edifícios altos e compostos por elementos, como pilares e vigas, que podem ser facilmente transportados e montados. A principal característica do sistema é o nó de tipo úmido previsto entre vigas e pilares vazados. A continuidade estrutural é alcançada com sobreposição dos elementos horizontais e o capeamento de solidarização, que estão sendo realizados neste momento.
O terreno do novo Hospital Oncológico Samuel Libânio tem 2,8 mil metros quadrados para a construção da unidade. Ao todo, são cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção. O prédio também terá um heliponto e estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.