Transformar a realidade de crianças e adolescentes, de Pouso Alegre, por meio do esporte é um dos atuais objetivos da ONG Ajudôu. Com o projeto social Judô nas Escolas marcado para iniciar as atividades em novembro, 300 crianças e adolescentes, de Pouso Alegre, terão a oportunidade de ter aulas gratuitas de judô no contraturno escolar.
O Ajudôu é uma Organização não Governamental, reconhecida pela utilidade pública nas esferas municipal e estadual. Foi fundado em 1995, em Timóteo-MG, e já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes com aulas de judô e outros esportes gratuitamente. Atualmente, o Ajudôu está em mais de 30 cidades em 4 Estados brasileiros.
O Projeto Judô nas escolas será uma grande oportunidade para crianças e adolescentes praticarem o judô de forma orientada, com profissionais qualificados e material esportivo gratuito de qualidade”, afirma o coordenador do Projeto Judô nas Escolas, Dalton Pinheiro.
O Projeto Judô nas Escolas vai trazer uma série de benefícios para o município que vão além das aulas de esporte, como: o fortalecimento do senso de comunidade entre os alunos, aumento do círculo social e aprendizado sobre voluntariado. Por isso, o desenvolvimento de projetos sociais esportivos pelo país é de suma importância, pois quando o jovem tem contato com os conceitos e virtudes do Ajudôu, ele tem a possibilidade de formar o seu caráter e ter um futuro diferente, do contrário ao que teria se estivesse nas ruas.
Matrículas abertas para as aulas do Judô nas Escolas
O Projeto Judô nas Escolas, tem o patrocínio da Unilever, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais e apoio da Prefeitura Municipal. As inscrições estão abertas para 300 crianças e adolescentes (masculino e feminino) entre 7 a 17 anos, praticarem aulas de judô durante 1 ano.
Locais das aulas
As aulas terão início em novembro e serão realizadas duas vezes por semana, sempre no contra turno escolar dos estudantes, contendo 1h de duração. Confira os locais:
● Instituto Filippo Smaldone (Av. Maj. Armando Rubens Storino, Nº 1339 – Jardim Aureliano, Pouso Alegre);
● Associação de Pais e Amigos de Excepcionais – APAE (R. Francisco Aragone, Nº 15 – Árvore Grande, Pouso Alegre);
● Escola Municipal Antônio Mariosa – Caic Árvore Grande. (R. 274, R. P, Nº 104 – Xangrilá, Pouso Alegre).
Uniformes completos para lutar
A autoestima do aluno é desenvolvida durante todas as etapas do projeto. Um exemplo é o kit uniforme que cada um vai receber, contendo camisa, quimono e faixa novinhos. A entrega dos materiais garante que todos os alunos do Judô nas Escolas frequentem as aulas com igualdade, independente das condições financeiras das famílias.
Vagas abertas para o Projeto Ajudôu Ano IV
O Projeto Ajudôu Ano IV também está com vagas abertas em Pouso Alegre (MG), visando atender 240 crianças e adolescentes (masculino e feminino), entre 7 a 17 anos, com quimono e aulas gratuitas de judô, durante 1 ano.
Realizado pela ONG Ajudôu, a iniciativa tem o patrocínio da Unilever, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais e apoio da Prefeitura Municipal.
As aulas terão início em novembro e serão realizadas duas vezes por semana, sempre no contra turno escolar dos estudantes, contendo 1h de duração. Confira os locais de cada modalidade:
● Escola Municipal Anathalia de Lordes Camanducaia (Rua Três Corações, Nº 1450 – Jardim Nossa Senhora Guadalupe, Pouso Alegre);
● Estação cidadania (Avenida Pinto Cobra – a Avenida Perimetral, Nº 2.015);
Protocolo para Retomada das Atividades Esportivas do Ajudôu
Para realizar os atendimentos, sem colocar as crianças e professores em risco, foi desenvolvido o Protocolo para Retomada das Atividades Esportivas do Ajudôu no contexto da Covid-19.
O manual do Ajudôu visa passar regras gerais de seguranças sanitárias contra a Covid-19 de acordo com a realidade de cada local, ou seja, as aulas de esporte terão adaptação de acordo com as diretrizes do Ajudôu, que podem ser revisadas. Abaixo estão alguns exemplos de diretrizes:
- Distanciamento mínimo exigido durante as aulas (1 aluno a cada 2 m²);
Todos os alunos devem começar e terminar as atividades no mesmo espaço de tempo e saírem de forma ordenada, sem contato e aglomeração;
Término das aulas 10 minutos antes para não aglomerar com a turma da próxima aula;
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.