O Frei José Neilo Delfino Machado tem 65 anos, é casado, tem dez filhos entre os biológicos e adotivos e quatro netos e, no último domingo, dia 02 de fevereiro, na parte da manhã, realizou “um sonho”: recebeu a ordenação sacerdotal das mãos do Arcebispo de Palmas (TO), Dom Sebastião Costa de Lima.
A ordenação foi celebrada na manhã de 2 de fevereiro, no Buffet Kid Festas em Pouso Alegre/MG , e o agora Pe. Reverendo José Neilo definiu este dia como “a concretização de um sonho”.
“Estou sentindo a emoção de um chamado que durou toda a minha vida. Estou aqui sentido essa emoção, me colocando a serviço do Senhor e é Ele quem vai dizer para onde eu vou”, expressou o sacerdote, após a realização da ordenação que durou cerca de três horas.
Por sua vez, Dom Sebastião Costa de Lima acompanhado de Dom Ronaldo Melo que veio exclusivamente de Poços de Caldas para esta ordenação afirmou que, “para a Fraternidade Católica Anglicana dos Filhos de Assis, todos são bem vindos, casados, solteiros, viúvos, ex-padres e vocacionados e que já realizou plenamente o sacerdócio independente de idade, no Recife ordenou um ex-padre que tinha 92 anos de idade”.
“Facilmente se pensa que o sacerdócio é fazer, mas o sacerdócio exige ser de Jesus, ser do Seu Reino. Tanto assim que um padre “idoso” que nada mais possa fazer a não ser rezar ou oferecer a sua vida, vive plenamente o seu sacerdócio”, acrescentou Dom Ronaldo Mello.
O Prelado disse ainda ter “certeza que, além de tudo isso, o Padre José Neilo poderá fazer muito pela Igreja, ajudando muitos padres, colaborando em tantos trabalhos que ele tem condições de fazer. Então, eu me alegro, por que é mais um dom para a nossa Arquidiocese”.
Esposa, Filhos e netos de Pe. José Neilo Machado participaram da celebração e compartilharam a emoção deste momento. “É uma felicidade imensa, porque na verdade é um sonho dele”, disse um dos filhos, Bruno Machado.
“Esse chamado ardia no coração dele há muito tempo, eu acho que desde que ele nasceu, e hoje se realiza. Graças a Deus que ele foi abençoado de poder fazer isso e agora poderá exercer o seu ministério”, completou um amigo de longa data Júlio César Sobral.
Em um dos momentos do rito de ordenação sacerdotal, Dom Sebastião Costa de Lima ungiu as mãos de Pe. José Neilo e as envolveu com uma fita de linho branco, o qual foi desamarrado pela sua mãe, hoje com 86 anos, Sebastiana Rodrigues. “Era uma promessa minha fazer dele um padre, mas também sempre foi o sonho dele e a família está muito feliz. A felicidade dele é a nossa”, declarou a mãe do agora sacerdote.
A vocação
Pe. José Neilo Machado nasceu em 8 de Junho de 1955 e, conforme indica o site da Igreja Católica Apostólica Anglicana Unificada, sempre sentiu no coração o chamado de Deus para a vida sacerdotal.
Ingressou no Seminário Claretiano – passou pelo seminário São Francisco em Três Corações/MG – aos 10 anos e permaneceu lá por quatro anos. Entretanto, precisou deixar o seminário para ajudar no sustento da família.
“Sou primogênito de cinco irmãos, sendo quatro homens e uma mulher, tendo como agravante o abandono familiar paterno. Ao sair do seminário, ingressei de imediato no mundo do trabalho”, contou.
Aos 36 anos, conheceu Maysa Moreira Machado, com quem se casou pela segunda vez. Ambos permanecem casados e formam uma família feliz e abençoada.
Pe. José Neilo Machado recordou que, “nestes anos de vida matrimonial, teve uma vida intensa voltada para a nossa Igreja de Evangelização da UCES – Unção Catequista de Espiritualistas Solidários da qual foi missionário presidente líder por 31 anos”, participando de vários encontros, além de ser palestrantes de cursos de preparação para o matrimônio, catequese e outros assuntos de ordem espiritualistas.
“Tenho, e sempre tive, a certeza de que somente foi possível superar as crises conjugais por causa da presença de Deus em nossas vidas e a Eucaristia semanal em nossas reuniões”, assinalou.
Depois que deixou a UCES, dedicou-se ainda mais à vida na Igreja e, em 7 de dezembro de 2019, recebeu a ordenação diaconal. Porém, seguia ouvindo em seu coração o chamado ao sacerdócio e, dessa forma, apresentou seu pedido ao Arcebispo.
“Tenho consciência de que ser padre não é ter privilégio, mas participar de uma vida a serviço do povo de Deus. Uma entrega e um serviço ao próximo por um chamado Dele. Um desejo para o qual não há uma explicação, mas cuja ardência é apenas abrandada com muita oração”, declarou.
Juntamente com Pe. José Neilo Machado ordenou-se também padre o Reverendo Antônio Vasconcelos Silva, que completou 50 anos de vida, no mesmo dia da ordenação. Presentes além do Arcebispo Dom Sebastião Costa de Limao, o bispo Dom Ronaldo Melo, os reverendos Pe. Dionísio Pereira de Pouso Alegre/MG, Reverendo Ismael Hultado de Caldas/MG, Frei Rogerio Cruzantonio de Pocinhos do Rio Verde/MG, Frei Simeão Pereira Lima de Pouso Alegre, Pastor Valdo Souza da Igreja Batista Bíblica Central de Pouso Alegre, Padre Mário Navarro acompanhado de Pe. José Benedito Carvalho também de Pouso Alegre. Os vereadores Rafael Aboláfio e Campanha de Pouso Alegre, os advogados Dr. Tarcísio Geraldo de Freiras, Dr.José Castilho Junior, Dr Edemir Cobra e Dr. Dioso entre parentes dos ordenados e amigos convidados.
A Solenidade
A solenidade de ordenação presbiteral ocorreu de modo participativo e motivada. Foi possível sentir plenamente a ação do Espírito Santo. O Arcebispo Dom Sebastião Lima iniciou a homilia agradecendo pelo momento celebrativo e de modo especial, pela ordenação sacerdotal de mais dois frades para a Fraternidade Católica Anglicana dos Filhos de Assis que, se colocam totalmente a serviço do povo de Deus. O Arcebispo também invocou ainda a proteção e a intercessão de Nsa Mãe de Jesus, pedindo-lhe que proteja os Neo Sacerdotes e o Povo de Deus que se fizeram presentes. Agradecimentos especiais ao reverendo Ismael Hultado que foi o cerimoniário da solenidade realizada com maestria e a presença do bispo anglicano Dom Ronaldo Melo por significativa participação ao evento religioso, bem como aos demais membros eclesiásticos que se fizeram presentes abrilhantando ainda mais a solenidade.
Direto da Redação por Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.