É preciso que toda a comunidade envolvida no processo de educação compreenda que, ao passo que as aulas retornem, muitos protocolos deverão ser seguidos. Ou seja, pais, alunos, professores, gestores e o restante da equipe da escola, deverão estar cientes de que o processo de ensino-aprendizagem terá mudanças e deverão serem seguidos com todo o rigor.
Embora não seja possível prever de forma exata quando as aulas presenciais irão voltar a acontecer há uma data específica elaborada pela Secretária Leila Fonseca, é preciso se preparar para os novos protocolos de saúde a serem implantados na escola. Portanto, adaptação será a chave para lidar com isso tudo.
Em outros países a pandemia teve seu pico anteriormente ao Brasil. Por essa razão, estão acontecendo estudos profundos por parte de muitos educadores para saber como a volta às aulas deverá acontecer aqui no país.
A saber, esse programa que será adotado em Pouso Alegre traz orientações para auxiliar escolas e seus responsáveis a se adequar à regulação das principais ações a serem tomadas a curto prazo, diante da suspensão das atividades presenciais. Mas não é só isso. É preciso observar e seguir a rigor sobre quais ações devem ser colocadas em prática no que diz respeito à volta às aulas.
Quando acontecer o retorno às atividades presenciais, alunos e professores deverão ser acolhidos de acordo com a complexidade da situação e os pais de alunos deverão também saber como se comportar ao mandar seus filhos a escola. Portanto, é preciso levar em conta todo o cenário que atualmente estamos vivendo com o Covid 19 em ação, apesar de já termos alguma esperança com a vacinação que está chegando aos poucos.
Tendo em vista que muitas pessoas enfrentaram momentos de vulnerabilidade durante a pandemia, é necessário existir uma estrutura dentro da escola para apoiar o psicológico de toda a comunidade escolar. Escolas também deverão construir calendários que compreendam a realização de um diagnóstico do grau de aprendizado dos alunos, de maneira individual.
Aliás, vale destacar que essa avaliação deve ser feita de maneira cuidadosa e seguida com todo critério por todos alerta o vídeo da Prefeitura de POuso Alegre. O ideal é que o professor faça isso junto de um psicólogom com os professores e pais de alunos. Assim, a criança poderá ser avaliada sobre seu aprendizado nas aulas presenciais com a escola e o professor percebendo também o impacto da situação em sua saúde mental e funcional, os tempos são outros e todos devem se tornar responsáveis para que a ação implantada seja de sucesso para todos. O que não se pode esperar é que o futuro de nossa nação seja prejudicado pela falta de conhecimento de nossos alunos e suas respectivas escolas. Cada qual tomando seus devidos cuidados e orientações sendo seguidas, todos poderão retornar com segurança, pelo menos é o que se espera daqui para frente.
No vídeo produzido pela Ascom da Prefeitura de Pouso Alegre Leila Fonseca diz: “que agora, mais do que nunca, precisamos de você para superar mais essa etapa e assegurar a educação e o futuro de nossos estudantes”.
Direto da Redação com informações de Cristopher Morais
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.