Aproximando-se o final de cada ano, um terço da população do mundo (talvez mais, talvez menos, quem não faz?) traça planos para o próximo que vem chegando. São desejos, decisões e resoluções que algumas pessoas fazem tão somente porque é uma tradição fazê-lo; outras, declaram desejos tão caprichosos que somente podem ser concretizados se um asteroide bater na Lua, ricochetear de volta a Terra e cair em pedacinhos de ouro bem aos seus pés.
No que nos toca, tentamos não desejar nada, e se o fazemos é porque sabemos que desejos significam apenas almejar que algo aconteça sem maiores comprometimentos. Ao invés disso, precisamos tomar resoluções e estabelecer metas associadas a estas resoluções para transformá-las em realidades supostamente positivas que mudem de fato tudo aquilo que almejamos para o ano de 2020.
A triste realidade, e todos sabem disto, é que a vida não funciona desta forma. Ta todo mundo arriscando uma fézinha na mega sena da virada que promete ao ganhador R$ 300 milhões. Este desejo é um saco cheio de insensatez que deixará muitos completamente frustrados, porque alguém ganhará esta fortuna, mas outros não terão a mesma sorte e é assim que a vida funciona sempre. Se prosseguirmos firmemente com a ideia pode ser que um dia por uma questão de lógica venhamos a acertar, afinal a sorte é uma coisa igual para todos que arriscam um palpite não é mesmo? Alguns podem até dizer que é a Lei da Atração! Será?
Mas, se dissermos para nós mesmos: – Estou estabelecendo a resolução de “ser e fazer” melhor no final do ano, talvez em 2020, através de mais prática, mais estudo, pelo aperfeiçoamento das nossas técnicas, por escrever mais sobre o assunto, pela submissão do meu trabalho e por fazer com que este trabalho, o de informar com precisão, seja mais reconhecido pela mídia social, ou pela colaboração que pretendemos realizar a outros reciprocamente…etc.
E a cereja no bolo seria:
- Nossas metas por exemplo para 2020 são: expor nosso trabalho e vendermos jornais mais que vendemos no ano de 2019, ter mais assinantes do que este ano, mais anunciantes, mais parceiros e colaboradores, continuar liderando o mercado editorial em Pouso Alegre e Região. Fazer com que as nossas criatividades, novamente, façam os concorrentes se adaptarem para nos acompanhar nesta trajetória de informar bem, como aconteceu este ano. Todo mundo virou TV, todo mundo investiu em equipamentos, e isso é importante, a cidade merece este esforço de modernização.
Este é um propósito muito firme e palpável porque sabemos que as ações necessárias para chegar lá são bastante razoáveis e atingíveis, e quem não acompanhou, parou pelo caminho. É só ter garra, firmeza e perseverança. E acima de tudo, honestidade no que faz, e fazer bem feito, porque é isso que o povo gosta de um canal de comunicação, rápido, informativo, que traga um noticiário com a velocidade que eles acontecem.
Desejos como: “Eu quero ser mais feliz”, “Eu quero ser mais rico” ou “Eu quero ter mais saúde” são muito genéricos, abstratos e quase sempre falham a menos que estejam acompanhados de resoluções e metas realísticas.
Ai perguntamos: Qual o significado de “ser mais feliz”? Como eu poderei medir se eu sou mais feliz hoje em comparação com ontem? O que preciso fazer para “ser mais feliz hoje” se eu não tenho como dizer o quanto é “ser feliz”? Por certo, se eu tinha um conjunto de problemas ontem que me deixavam tristes, e hoje estes problemas não existem mais, então eu poderei dizer que sou mais feliz hoje. Será?
Eu particularmente, como jornalista, não gosto de coisas tristes, mas existem pessoas que são motivadas e prosseguem lutando na vida porque precisam resolver situações de conflito; quando estas acabam, parece que a vida se torna vazia e infeliz, mesmo que não tenham problemas… Muitas vezes é necessário levar a tristeza como notícias, mas se isto é feito, é porque a própria vida assim é composta.
Outro desejo muito comum é o de ter mais dinheiro. Ideia genial! Olha a mega sena da virada aí meus irmãos! Como? Ganhando na loteria? Ganhando um aumento de salário? Recebendo uma herança? Coitada da companheira do Gugu! Achando dinheiro na rua? E devolvendo pra ser taxado de honesto? Se tentarmos estabelecer resoluções e metas apropriadas para cada uma destas questões, veremos que as coisas são um pouquinho mais complicadas que pareciam no início. Do contrário, todos seríamos ricos agora. Força de vontade para trabalhar no meu caso, é o que não nos falta. Aqui no JC a equipe é nota 10.
“Quem não arrisca, não petisca!”, diz o ditado. Para petiscar, é preciso arriscar, isto é, jogar na loteria. Precisa comprar um bilhete escolhendo números que pareçam ser os mais afortunados e torcer pela Sorte. Sorte! Outra palavra que é apenas um desejo… Ou seja, desejando que algo aconteça contanto que outro desejo me favoreça! É necessário continuar nesta discussão? Cada cabeça é uma sentença, e precisamos respeitar isso!
Piadas à parte, tentamos manter nossas deliberações num nível um pouco mais alto que o possível, mas não alto o suficiente para nos desencorajar. Eu, depois de velho, idoso, terceira idade, como acharem melhor, resolvi ser padre. Durma-se com um barulho desses! Porquê, não sei, não sabemos o porque das coisas. Talvez por vocação religiosa, já que fui presidente fundador da Unção Catequista de Espiritualistas Solidários por 30 anos. Depois juntei-me com os Anglicanos, com os Franciscanos e, acho que não consegui escapar das artimanhas do Todo Poderoso me convocando para ser missionário. Mas deixo claro que não tenho intenções de deixar o jornalismo de lado, outra grande vocação em meu ser.
Mas uma coisa é certa nesta derradeira matéria de 2019: tal como dissemos antes, desejos e resoluções são feitos entre o final e o início de cada ano. E devemos pensar assim: resoluções, aquelas boas e firmes, devem ser válidas para o ano todo; portanto, elas precisam ser constantemente verificadas, revisadas, monitoradas e trabalhadas em nosso subconsciente, para que elas possam ser concluídas ontem, hoje e amanhã, e não somente ao final do ano (aí, já é tarde demais).
Termino o ano de 2019, com a certeza da missão cumprida! Com a consciência de que fiz o melhor que pude, trabalhei com afinco e dedicação aos meus projetos, defendi os que considero íntegros nas suas profissões e escolhas, e busquei viver em paz com todos, até com aqueles que não conseguem me enxergar com bons olhos. Usei a máxima do Cristo e procurei amar uns aos outros como ele me pediu, tanto que no começo do próximo ano, em fevereiro, me torno presbítero. (sacerdote).
É exatamente isto que eu estou fazendo agora com minhas decisões para ser uma pessoa melhor no próximo ano: escrevendo para não esquecer das resoluções, além de usar minhas vocações profissionais para praticar mais e aparecer na mídia social como uma pessoa amiga, parceira e comprometido com a verdade.
Se eu puder ter um último desejo com resolução, este seria de que vocês internautas e seguidores apreciem um pouco mais o trabalho desenvolvido por este portal de notícias, com seus cliks, curtindo nossas reportagens, interagindo, opinando, tornando-se assinantes, e nos prestigiando com seus anúncios publicitários. que é quando a transição do ano se realiza e é quando todos desejamos algo para o nosso futuro e para os nossos semelhantes. Quanto ao resto, para não ser diferente, desejar sim, a todos, Boas Festas e um Feliz e Próspero Ano Novo com muita saúde, paz e realizações positivas. Obrigado por nos acompanhar durante o ano que ora se encerra, e que estejamos mais do que juntos em 2020 renovando nossas esperanças para um ano a cada dia melhor. É o nosso sincero desejo. e agradecer a Deus, pelas pessoas que em nós tem confiado, pelas portas que tem nos aberto constantemente, pelos concorrentes que nos forçam a sermos melhores, pelo dom e pela vida com saúde que tem nos ofertado. Pelos meus companheiros de trabalhos que fazem deste o melhor site de Pouso Alegre do Sul de Minas, do Estado e pra ser sincero o melhor do mundo! Brindemos a paz e o bem!
Frei José Neilo Machado e equipe TVJC
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.