Intensidade e muita técnica militar foi a rotina dos 80 alunos do Curso de Formação de Soldados – CFSD – 2017/2018 da 234ª Companhia de Ensino e Treinamento da Polícia Militar, neste fim de semana, 26 e 27 de janeiro.
A Atividade de Campo Programada, conhecida como Jornada, é prevista na matriz curricular do Curso, para capacitar e testar as habilidades mentais e físicas dos futuros Policiais Militares. O evento teve 23 horas ininterruptas, contando com preparativos, deslocamentos e solenidades. Toda a programação prática ocorreu no CIPA – Centro de Instrução de Pouso Alegre, com a parceria do 14º Grupo de Artilharia de Campanha, do Exército Brasileiro.
A 234ª Companhia de Ensino e Treinamento pertence à 17ª Região da Polícia Militar. O Chefe do Estado Maior, Tenente-Coronel PM Eyder de Souza Lambert, que representou o Comandante da Região, Coronel PM Cássio Antônio Fernandes, destacou os resultados positivos alcançados dos discentes que participaram da atividade, além de reforçar a importância do treinamento intensivo para formação dos futuros militares.
“É com satisfação que acompanho os resultados desta Atividade e tenho a segurança de que teremos profissionais de Segurança Pública extremamente preparados mental e fisicamente para garantir a excelência na prestação de serviço à comunidade”, ressalta o Tenente-Coronel Lambert.
O Comandante da Companhia de Ensino e Treinamento, 1º Tenente PM Juliano Ricardo da Costa, enfatizou o preparo físico e acadêmico dos alunos que cumpriram todas as atividades de forma satisfatória.
Além da marcha inicial de 12 km, os alunos do CFSD passaram por cinco estandes de treinamento: Acuidade Visual e Auditiva, no qual puderam experimentar e interpretar sons e pequenos sinais visuais em um ambiente totalmente escuro; Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo e Rocca (Rondas Ostensivas com Cães), no qual os alunos aprendem a fazer uso dos diversos itens não letais e atividade de captura de suspeitos e faro de drogas; Operações de Controle de Distúrbios, que se refere ao treinamento especializado da Tropa de Choque; Cordas, na qual os alunos transpõem vários obstáculos como altura e água; e Pista de Aplicação Militar, nesta os militares avançam por terrenos com diversos obstáculos, além de progredirem sob situação de pressão.
Para a distribuição nas diversas atividades, os policiais em treinamento foram divididos em 4 pelotões, de acordo com suas turmas de origem. Para a Jornada, a escola foi denominada Batalhão de Manobras Valores, e os pelotões receberam o nome de cada valor previsto na identidade corporativa da PMMG: Hierarquia, Lealdade, Justiça e Disciplina.
O curso prevê um total de 1004 horas/aula que teve início no dia 01 de setembro de 2017 e terá conclusão no início do mês de abril. As próximas etapas ainda preveem aulas, provas finais e o estágio operacional, para assim, serem promovidos a Soldados de 1ª Classe e ocuparem suas colocações nas diversas unidades da 17ª RPM, que é responsável pela guarnição de 72 municípios no Sul de Minas.
Por Cris Rodrigues
Jornalista – P5/20ºBPM
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.