Terminou no ultimo final de semana a primeira do campeonato mineiro, a chamada fase classificatória.
Atlético, América, Cruzeiro e Tombense irão disputar as semifinais da competição que irá apontar os dois finalistas ao titulo de campeão mineiro de 2021.
URT, PAFC, Caldense e Atlhetic irão disputar o troféu Inconfidência em busca de uma vaga na Copa do Brasil em 2022.
Uberlândia e Patrocinense encerraram suas participações e estão garantidas no campeonato mineiro do próximo ano e BOA e Coimbra foram rebaixados para o Modulo II na próxima temporada.
O PAFC chegou vivo até a ultima rodada com chances de chegar a semifinal da competição, mas a derrota na cidade de Tombos pelo placar de 2 a 0 deixou a equipe na sexta posição.
Nas combinações de resultados da ultima rodada o PAFC precisava apenas de uma vitória simples para chegar a semifinal, derrotas de URT, Caldense e Atlhetic ajudaram o Dragão, mas o time acabou sendo derrotado na cidade de Tombos.
Mesmo não chegando à fase semifinal, a trajetória do PAFC foi altamente positiva, na noite do ultimo sábado 24 a torcida em redes sociais já comemoravam a conquista de uma vaga no brasileirão da serie D no próximo ano, um dos objetivos do clube.
‘ Neste primeiro ano nosso primeiro objetivo era o de permanecer na elite do futebol mineiro, depois conseguir uma vaga no campeonato brasileiro para termos calendário cheio no próximo ano e estes objetivos foram alcançados estamos muito felizes e acredito que a nossa torcida também” disse o presidente Paulo da Pinta.
Agora o PAFC terá uma decisão pela frente, neste sábado às 15 horas o Pousão entra em campo no Manduzão para enfrentar a Caldense por uma vaga na final do troféu Inconfidência, no sábado mais cedo as 11 da manhã URT e Atlhetic fazem a outra semifinal, os vencedores disputam a final na quarta feira 5 de maio.
Em acordo com a FMF os presidentes dos clubes envolvidos resolveram realizar a semifinal e final em partida única, assim sendo URT e PAFC por ter melhor campanha na fase de classificação jogarão em casa e em caso de empate nos 90 minutos os finalistas serão conhecidos através de disputa de pênaltis.
A final será no mesmo molde, com a equipe de melhor campanha realizando a final em casa, se a URT passar pelo Atlhetic a final será em Patos de Minas se passar o Atlhetic a final será em Pouso Alegre ou Poços de Caldas.
O campeão do troféu Inconfidência além de aguardar uma vaga na Copa do Brasil em 2022, também abrirá a próxima temporada disputando a Recopa mineira contra o campeão do interior titulo que ficou com o Tombense.
Após a participação no troféu Inconfidência neste sábado ou na quarta feira caso chegue a final, o PAFC já começara a pensar em 2022 e terá tempo suficiente para tratar do gramado do Manduzão, colocação da iluminação e começar a pensar no plantel para o próximo ano, pois o time terá 11 rodadas do mineiro e no mínimo 14 rodadas pelo brasileiro da Serie D além de uma possível participação na Copa do Brasil também.
Resultados da ultima rodada
Atlhetic o x 1 Atlético
Cruzeiro 4 x 0 Patrocinense
Coimbra 2 x 2 Uberlândia
BOA 2 x 0 Caldense
URT 0 x 5 América
Tombense 2 x 0 PAFC
Classificação final
1 Atlético 27 semifinalista
2 América 22 semifinalista
3 Cruzeiro 20 semifinalista
4 Tombense 20 semifinalista
5 URT 16 Troféu Inconfidência
6 PAFC 15 Troféu Inconfidência
7 Caldense 15 Troféu Inconfidência
8 Atlhetic 13 Troféu Inconfidência
9 Uberlândia 12
10 Patrocinense 10
11 BOA 08 Rebaixado
12 Coimbra 06 Rebaixado
Semifinais jogos de ida
Sábado 1 de maio 16:30 Independência
Tombense x Atlético
Domingo 2 de maio 16:30 Mineirão
Cruzeiro x América
Os jogos de volta acontecem no dia 8 sábado Atlético x Tombense no Mineirão e no domingo 9 no Independência América x Cruzeiro.
Troféu Inconfidência jogo único
Sábado 11 h em Patos de Minas
URT X Atlhetic
Sábado 15 h Manduzão
PAFC X Caldense
Final quarta feira 5 de maio.
Por José Henrique Alves
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.