O dia 06 de janeiro em Pouso Alegre/MG foi comemorado mais uma vez o evento dedicado ao Dia dos Reis, que a cada ano, vem crescendo na cidade com a Cantoria dos Reis, para celebrar o nascimento de Jesus Cristo encenando a visita dos três Reis Magos ao presépio montado na Praça Senador José Bento para adorar o Menino-Deus.
Ano passado o Encontro das Cantorias, reuniu além dos grupos da cidade outros dois grupos vindos de outros municípios circunvizinhos. Este ano várias localidades com cinco representações se fizeram presentes ao evento, onde reuniu as comunidades, visitantes e turistas num cortejo de frente a Catedral regado a muita consertada.
Folia de Fé
Introduzida no Brasil pela colonização portuguesa e difundida pelos jesuítas, a Folia de Reis ou Terno de Reis é uma manifestação cultural que se popularizou nos povoamentos do litoral em comemorações do ciclo natalino. Em Pouso Alegre, na segunda quinzena de dezembro, especialmente a partir da véspera do Natal, os grupos começam suas as visitas nas casas, anunciando o nascimento do Menino Jesus, onde os festejos em geral prosseguem até dia 6 de janeiro.
Segundo a crença cristã, após longa peregrinação, os três Reis Magos encontraram aquele que consideravam o Messias e a Ele ofereceram presentes. Depois da revelação, o trio retornou às tribos para anunciar a descoberta a todos os povos. A partir do dia consagrado aos Reis Magos, as famílias costumam desmontar o presépio e retirar a decoração natalina de suas casas.
O Dia de Reis também marca a chegada dos primeiros imigrantes em Pouso Alegreaçorianos datado pela história em 6 de janeiro de 1748. Foram eles que introduziram na cultura local crenças e tradições que se mantêm vivas em muitas comunidades, como as cantorias de Reis e as Festas do Divino Espírito Santo.
Simbologia numérica
A tradição do Terno de Reis está curiosamente associada ao número três, que inspira o nome do folguedo religioso. Três foram os Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) que seguiram a Estrela Guia até Belém em busca do filho de Deus, a quem deram três presentes – ouro, incenso e mirra – que simbolizam as três dimensões atribuídas a Jesus Cristo (realeza, divindade e humanidade). A apresentação dos grupos também é realizada em três partes: chegada, anúncio e despedida.
Os grupos são normalmente formados por instrumentistas e cantadores que improvisam versos e trovas alusivos ao nascimento de Jesus. Tradicionalmente, no Terno de Reis ganha destaque três personagens: o triplo ou tripa (que canta fino, de falsete), o repentista ou versador (que faz os versos de improviso) e o baixão (cantor solo, que faz a segunda voz).
Além disso, também são três os instrumentos que se sobressaem nas cantorias: a viola, a rabeca e o pandeiro. Atualmente, os grupos apresentam-se com uma formação maior, composta por amigos e familiares, agregando às cantorias o acordeon e outros instrumentos musicais.
O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, administração Rafael Simões que tem resgato de forma especial através da Superintendente Municipal de Cultura Regina Maria Franco Andere de Brito e esforços da Câmara Municipal com participação direta do vereador Odair Quincote. A TVJC se fez presente e colheu um pouco desta tradição que ainda encanta uma boa parcela da população que compareceu em massa para prestigiar a Cantoria dos Reis que promete para o próximo ano, uma melhor organização e o crescimento com outros grupos que provavelmente se apresentarão em Pouso Alegre.
Direto da Redação com Reportagem de: Neilo Machado
Imagens: Vinícius Domingos
Edição e supervisão: Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.